sábado, março 25, 2006

GP do Japão de F-1 sai de Suzuka e vai para Fuji a partir de 2007

Por meio da Toyota, mudanças foram anunciadas visando o GP do Japão para 2007: sai o circuito de Suzuka, sede da etapa nipônica desde 1987, e entra Fuji, que abrigou as duas primeiras edições da prova, na década de 70. A confirmação veio nesta sexta-feira, por meio da Toyota, proprietária da pista.

Assim, a montadora ganha a batalha interna com a Honda, maior acionista do circuito rival. Presidenete da FOM (empresa que cuida dos interesses comerciais da F-1), Bernie Ecllestone declarou em nota oficial que a FIA tem o prazer de anunciar que o Fuji Speedway será a nova casa do GP japonês.

O acordo para a troca de sede foi finalizado na Malásia, no último fim de semana, embora as especulações já se arrastassem desde o fim das reformas na pista, no ano passado. O foco principal foi a segurança. Em 1977, segundo e último da F-1 em Fuji, um acidente matou dois espectadores.No comunicado oficial, nada se fala sobre a situação de Suzuka.

O certo é que, se permanecer no calendário, não será sob a alcunha de GP do Japão. Neste sentido, para conciliar a situação, a FIA poderia promover a volta do GP do Pacífico, o que já aconteceu em meados da década passada. Mas, diante da "caça" aos países com duas etapas no Mundial (caso de Alemanha e Itália), é improvável que isso aconteça.