sexta-feira, março 24, 2006

TV Alemã denuncia Ferrari e mais cinco times da Fórmula 1


Segundo a RTL, a TV alemã que denunciou o movimento de elementos da asa dianteira da Ferrari, ainda há equipes que devem ter seus componentes verificados por estarem infringindo o regulamento. Após o time de Maranello e a revelação de que McLaren e BMW Sauber terão de levar asas traseiras modificadas para o GP da Austrália, outras três escuderias, pelo menos, estariam "sob observação", e não exatamente em relação às asas.

A Renault é uma delas. E a largada de Fernando Alonso levantou a lebre. O espanhol passou como quis pelas McLaren de Montoya e Raikkonen e aproveitou-se da briga das Williams para pular de sétimo para terceiro na primeira curva da prova da Malásia. Suspeita-se que o time de Flávio Briatore esteja fazendo uso de um controle de largada ‘‘camuflado’’. Tal tecnologia foi banida da F-1 em 2004. Ainda assim, a Renault "pula" na frente das demais com facilidade nas partidas. Tricampeão de Fórmula 1 e ex-chefe de equipe da extinta Jaguar, Niki Lauda disse que as largadas das Renault são algo incomum.

A RTL especulou que as outras duas equipes fora do regulamento seriam Honda e Toyota, com asas também flexíveis. Uma outra reclamação que começa a surgir em relação à Ferrari é sobre o sistema de freios do time, que provocaria movimentos em peças que deveriam estar estáticas. Bem....em resumo, tudo está sob suspeita. Todo mundo fazendo gambiarra nos carros para continuar sendo tão rápido quanto no ano passado. Realmente Bernie Ecllestone tinha razão: ‘‘Este novo regulamento foi um verdadeiro tiro no pé’’. E agora, o principal campeonato mundial de automobilismo parece tomar ares amadores, piores do que de uma competição de kart. Vamos aguardar para ver o desenrolar dos fatos. Como profissional e amante do esporte, a sensação é de ter sido enganado por alguém. Afinal de contas, é o fim do mundo ficar de madrugada assitindo a corridas com carros cheios de traquinagens. Resta também saber qual será a atitude da FIA. Quieta, espero e acredito que ela não ficará.