quinta-feira, dezembro 03, 2009

Sauber será a 13ª equipe da F-1 em 2010

A Federação Internacional de Automobilismo confirmou em comunicado distribuído à imprensa nesta quinta-feira (03) que a última vaga para a temporada 2010 da Fórmula 1 é da equipe Sauber. Desta forma, o time do suíço Peter Sauber volta à categoria após um jejum de 5 anos, graças à retirada da equipe Toyota, que encerrou suas atividades na categoria logo após o fim da atual temporada.

A F-1 viveu e ainda vive um período de indefinição com relação aos times. A crise financeira mundial, que atingiu a indústria automobilística, provocou a retirada de montadoras como Honda, Toyota e BMW num período de um ano. E a Renault tem tudo para anunciar ainda nesta semana sua debandada da categoria.

Dentro do possível, Bernie Ecclestone e Cia vem tentando encontrar substitutos para as vagas que se abriram. No lugar da Honda, surgiu a Brawn GP, que foi campeã e logo foi adquirida pela Mercedes-Benz. A saída da BMW gerou a entrada da Lotus e agora, a Sauber vem ocupar o posto deixado pela Toyota. Como foi noticiado nesta quinta-feira pelo jornal francês “L’Equipe”, a expectativa é de que a Prodrive, equipe gerenciada pelo empresário David Richards, assuma o posto ocupado atualmente pela Renault.

No entanto, enquanto isso não acontece, a FIA confirma que as equipes Mercedes GP, Red Bull, McLaren, Ferrari, Williams, Renault, Force India e Toro Rosso, terão a companhia das novatas Campos, Lotus, USF1, Manor e Sauber na temporada 2010 da F-1. O Mundial, que terá 13 times e nada menos que 26 carros alinhando no grid, começa no próximo dia 14 de março, no Bahrein.