quinta-feira, dezembro 03, 2009

Renault pode vender time para Prodrive

A equipe Renault deverá mesmo sair da Fórmula 1. Uma reportagem do jornal francês "L'Équipe", publicado nesta quinta-feira (3), afirma que a montadora francesa vai deixar a categoria, e que a Prodrive está sendo cogitada como possível compradora do time, já visando o Mundial de 2010. Uma equipe foi organizada pelo presidente da Renault, Carlos Ghosn, para analisar como proceder com toda a negociação, e um porta-voz do time do inglês David Richards afirmou que "algo será confirmado quando tudo estiver pronto".

Segundo o "L'Équipe", o presidente esportivo da Renault, Bernard Rey, está à frente do trabalho para conseguir promover a saída da escuderia, enquanto Ghosn tem realizado vários encontros com Bernie Ecclestone nos últimos dias. O grande empecilho da Renault se deve ao fato da escuderia ter assinado o Pacto da Concórdia, comprometendo-se a participar do Mundial de F-1 até 2012. Diante disso, o time francês estaria buscando uma maneira de repor dois carros ao grid da categoria, sob pena de ser multado por Ecclestone por quebra de contrato.

O diário gaulês também informou que Richards conta com o apoio de uma montadora e que pensa em aumentar sua participação no mercado global através da F-1. Caso o negócio seja concretizado, a Prodrive deverá contar com motores da própria Renault. Segundo rumores, a montadora poderia seguir com o fornecimento de propulsores até 2012, ano em que a FIA realizará mudanças nas especificações.