quinta-feira, outubro 02, 2008

GP Malásia: Raikkonen vence em Sepang e esquenta briga no Mundial

Atual campeão mundial, Kimi Raikkonen venceu sem grandes dificuldades o GP da Malásia de F-1, 2ª etapa do Mundial 2008 da categoria. No entanto, mais importante do que a 16ª vitória da carreira do finlandês foi a confirmação de que a Ferrari está viva no campeonato e que as previsões tecidas de forma antecipada após o GP da Austrália não passaram de pura especulação. A prova em Sepang mostrou claramente que durante o ano, em certas provas, os italianos serão imbatíveis e em outras, a McLaren estará na frente. E nesta disputa, os dois times ainda terão a companhia freqüente da BMW Sauber, que em duas provas já soma dois pódios.

Comparada à corrida da Austrália, a etapa malaia foi decepcionante. Poucas disputas, apenas uma ultrapassagem de destaque (envolvendo Nick Heidfeld, David Coulthard e Fernando Alonso) e nenhuma novidade nas primeiras posições. No geral, ficou provado que mesmo na nova Fórmula 1 - sem controle de tração - as disputas serão raras, e a tônica será a mesma: quem tiver o melhor carro, vencerá. Talento continua fazendo diferença, mais com pouca importância.

No pódio de Sepang, Kimi Raikkonen vibrou com a primeira vitória no ano e classificou a conquista como “fácil”. O finlandês realmente não teve do que reclamar. Depois de comboiar o pole position Felipe Massa na primeira parte da prova, Kimi assumiu a liderança após o primeiro pit stop e depois, não teve mais dificuldades. Melhor ainda depois do abandono de Massa. O brasileiro, na ânsia de recuperar a ponta da corrida errou sozinho, ficou preso na brita e disse adeus quando ocupava a segunda posição. O segundo abandono na segunda prova do ano acendeu a luz vermelha para o brasileiro. Já se cogita que Massa não ficará no próximo ano no time de Maranello, podendo ser substituído por Fernando Alonso (hoje, na Renault) ou até mesmo pelo alemão Sebastian Vettel (revelação da Toro Rosso).

A BMW confirmou o bom carro que fez para 2008. Com Robert Kubica, o time alemão foi competitivo durante todo o fim de semana e pela segunda corrida consecutiva, ocupou o segundo posto no pódio. Já a McLaren decepcionou. Após o passeio de Lewis Hamilton na Austrália, o time inglês teve um desempenho discreto em Sepang. Com Heikki Kovalainen, subiu ao pódio na 3ª posição, quase 40 segundos distante de Raikkonen. Já Hamilton, que ainda teve problemas no pit stop, não foi além da quinta posição.

Os brasileiros: Após uma estréia cheia de problemas em Melbourne, Nelsinho Piquet completou sua primeira corrida na F-1 na 11ª posição. Nada de extraordinário, mas sem prejudicar ou quebrar. Já Rubens Barrichello voltou a ter problemas nos boxes. Ao ultrapassar o limite de velocidade nos pits, o piloto da Honda foi punido e terminou apenas na 13ª posição.