quarta-feira, março 05, 2008

Equipes se preparam para a temporada 2008 da F-1

As equipes da Fórmula 1 começam a desvendar os mistérios envolvendo a temporada 2008 da categoria. Pouco a pouco, os times vão apresentando ao público o que mais interessa: os carros que serão utilizando no Mundial que começa dia 16 de março, no circuito de Melbourne, na Austrália. Dentre os times, o favoritismo continua do lado da Ferrari. Após lançar em Maranello o modelo F2008, a equipe italiana segue dando impressões de que continuará ponteado a categoria em 2008.

O 54º monoposto produzido pela Ferrari para a Fórmula 1 apresenta algumas diferenças em relação ao modelo 2007. Devido às novas regras no campeonato, o bólido teve de se adaptar às mudanças previstas. A principal delas foi o fim do controle de tração. Entre outras, a caixa de câmbio foi alterada, para ter a durabilidade de quatro corridas. O cockpit foi aumentado na parte da proteção lateral, para garantir maior segurança aos pilotos. De uma forma geral, a parte aerodinâmica foi revisada, mas a versão atual receberá uma configuração totalmente diferente para a primeira prova do ano. Após a estréia em Fiorano, o modelo foi posto em prova nos testes coletivos, realizados em Jerez de la Frontera e não se saiu mal. Tanto o atual campeão Kimi Raikkonen quanto o brasileiro Felipe Massa tiveram bons desempenhos, elogiando de forma geral o rendimento do carro. No entanto, dispensando o favoritismo, todos na escuderia tratam de dividir o foco das atenções com a rival, McLaren.

Os ingleses também apresentaram em janeiro o carro com que tentarão quebrar o incômodo jejum de títulos. O time de Ron Dennis, apoiado pela Mercedes-Benz, apresentou o modelo MP 4/23 no museu da montadora, em Sttutgart, na Alemanha. Se visualmente, o carro não difere muito do modelo utilizado no ano passado (as cores e patrocinadores são praticamente os mesmos), na prática as coisas são mais diferentes, principalmente no que diz respeito a aspectos aerodinâmicos. Ao contrário de 2007, o carro da McLaren está com uma maior distância entre-eixos.

Se, no ano passado, com um carro oito centímetros menor, a McLaren levava vantagem em certas pistas, como Mônaco e Hungria, agora a situação se inverte e as flechas prateadas devem andar bem em pistas de alta, como Monza e Spa-Francorschamps. Além da distância entre-eixos, outra novidade é uma caixa de câmbio feita inteiramente em fibra de carbono, além de uma aerodinâmica com mais curvas. A aposta recai também sobre os pilotos. Vice-campeão em 2007, Lewis Hamilton assume o posto de piloto número 01 do time e deverá ter mais pressão e a responsabilidade de levar a equipe ao caminho das vitórias. Após a saída de Alonso, é no jovem Heikki Kovalainen (finlandês vindo da Renault) que também são depositas as fichas para 2008.

7 Comments:

At 3:11 AM, Blogger Fenrisar said...

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At 4:47 PM, Blogger Fenrisar said...

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At 4:23 PM, Blogger Salar said...

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At 6:04 PM, Blogger Grogal said...

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At 4:45 PM, Blogger Marco Antonio e/ou Diego Kiss said...

Meu camarada, parabens pelo blog, é realmente interessante. Gostaria de trocar links com vc seria possivel ? Eu tenho um blog em parceria com um amigo meu no qual vem fazendo um grande sucesso com uma média de 650 acessos por semana, o blog F1 Brasil 2008. http://f1brasil2008.blogspot.com/

Grande abraço.

Diego Kiss

 
At 12:58 PM, Blogger Kazilar said...

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At 3:23 PM, Blogger Akinol said...

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