terça-feira, outubro 09, 2007

07/10/07: Hamilton erra, entrega vitória no "colo" de Raikkonen e decisão fica para GP Brasil

Quando chegou ao autódromo de Xangai, na quinta-feira anterior à corrida, Fernando Alonso afirmou que esperava apenas por um milagre para seguir com alguma chance de título na temporada. E eis que as preces do espanhol foram ouvidas. Como numa trama de filme hollywoodiano, o favorito Lewis Hamilton sofreu no GP da China o primeiro abandono do ano e deixou em aberto a decisão do Mundial da F-1, dando a Alonso e ao finlandês Kimi Raikkonen as esperanças que ambos queriam.

Partindo na pole position, na úmida pista chinesa, Hamilton tinha exata noção do que precisava para levantar o caneco com uma prova de antecipação: vencer a corrida. Mas na verdade, o inglês nem precisava da vitória. Bastava chegar à frente de Alonso que o título já cairia no colo. Mas o arrojo do jovem inglês acabou lhe custando caro. Desgastando mais os pneus intermediários, Lewis viu seu rendimento cair volta a volta. Adiando ao máximo a parada nos pits, o britânico passou a ser presa fácil diante de Raikkonen e Alonso, que vinham logo atrás. Por três voltas, Hamilton duelou de forma arriscada e irresponsável com Kimi, mesmo sabendo que aquilo só poderia lhe atrapalhar. E não deu outra. Com pneus em frangalhos, Hamilton se arrastou até os pits, mas logo na entrada, não conseguiu contornar a curva de acesso à área do pit lane, encalhou na brita e disse adeus à prova e ao título antecipado.
Melhor para Kimi Raikkonen, que herdou a liderança e viu a vitória cair em suas mãos (quinta conquista na temporada). Para Alonso, só a vitória poderia ser melhor. Com a segunda posição obtida (oito pontos conquistados), o espanhol se manteve na luta direta pelo campeonato, somando agora 103 pontos, diante de 107 do ainda líder Hamilton. Já Raikkonen totaliza 100 pontos, também sustentando chances de título. A decisão do campeonato no GP do Brasil, em Interlagos, certamente será imperdível. Hamilton merece o título, mas a pressão pode atrapalhar o jovem. Alonso tem a experiência de bicampeão, mas a McLaren – indiretamente, é claro - não deseja que ele conquiste o tri. E por fim, Raikkonen pode até vencer, mas para tal, não deverá contar com uma grande ajuda de Felipe Massa, fora desta luta devido aos incontáveis erros cometidos pela Ferrari durante o ano.