sábado, junho 16, 2007

18/03/2007 - O passeio do Ice Man: Raikkonen vence fácil GP da Austrália de F-1 e divide pódio com McLaren

Não teve para ninguém. Kimi Raikkonen dominou por completo o GP da Austrália de Fórmula 1 e iniciou de forma vitoriosa a sua trajetória na equipe Ferrari. Na primeira prova como substituto do heptacampeão Michael Schumacher, Kimi não deu chances aos adversários. Partiu na pole, abriu vantagem, fez a volta mais rápida e só perdeu a dianteira quando parou para reabastecimento. Ainda assim, o “Ice Man” voltou na ponta e completou as 58 voltas de seu “passeio” com quase dez segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o atual bicampeão Fernando Alonso, da McLaren.

A prova em si foi morna em termos de disputa. Nada de muito emocionante no grupo intermediário. No pelotão da frente, destaque para o desempenho excepcional de Lewis Hamilton. O inglês de 22 anos, estreante na equipe McLaren, largou em quarto, assumiu o terceiro lugar logo na primeira curva e durante boa parte da prova manteve-se em segundo. Após uma parada mais demorada nos pits, Hamilton perdeu a posição para o companheiro de equipe (Alonso), mas ainda assim garantiu o terceiro lugar, conquistando um pódio mais do que merecido logo em sua primeira prova na categoria. Tal feito histórico e poucas vezes visto na Fórmula 1 não ocorria desde 1996, quando Jacques Villeneuve iniciou sua trajetória na categoria conquistando o segundo lugar também no GP da Austrália, a bordo de um carro da Williams.

Para os brasileiros, sensações diferentes na prova disputada em Melbourne. Para Felipe Massa, o sentimento é que diante do problema de câmbio, que lhe obrigou partir da 22ª posição (devido também a troca do motor Ferrari), o sexto lugar conquistado, além dos 3 pontos somados foi mais do que lucro. Massinha fez uma prova agressiva, dentro das limitações de quem parte tão de trás do grid. Para a corrida da Malásia, a próxima do calendário, Massa se enche de confiança ao dizer que Kimi não terá toda a facilidade encontrada em Albert Park.

Do outro lado, Rubens Barrichello é o reflexo do desapontamento. Que o modelo RA107 não era dos mais rápidos, isso Rubinho já sabia. No entanto, andar tão atrás no grid, chegar em 11º (uma volta atrás do vencedor) e ainda ver os carros da Super Aguri (subsidiária da Honda, espécie de time B) andando na frente, deixou o brasileiro decepcionado. Para não adotar mais uma vez o antigo discurso de “chorão”, Barrichello preferiu se acalmar e aguardar por melhorias no carro já para a próxima prova, o GP da Malásia, no circuito de Sepang, no dia 08 de Abril.

Marcadores: