segunda-feira, outubro 09, 2006

F-1: Alonso vence no Japão, vê Schumacher quebrar e coloca "uma mão" na taça

A temporada 2006 da Fórmula 1 parecia destinada a uma decisão eletrizante até a sua última etapa, o GP do Brasil, a ser disputado no dia 22 de Outubro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. No entanto, o imponderável fez com que o Mundial, que vinha se encaminhando para as mãos do alemão Michael Schumacher, assumisse novos rumos na sua reta final. Melhor para Fernando Alonso.

O espanhol da Renault, que liderou praticamente todo o campeonato, viu a sorte lhe sorrir num momento mais do que decisivo do Mundial. Após largar em quinto no GP do Japão, Alonso fez uma corrida de recuperação e já se dava por satisfeito com a segunda colocação, distante cinco segundos do líder Schumacher. O que Fernando não poderia imaginar é que o motor Ferrari do alemão, que não quebrava desde o GP da França de 2000, viria a deixar Schumacher a pé a 17 voltas da bandeirada. Segundo informações obtidas junto à Ferrari, a válvula do motor provocou o abandonou de Michael. Com a saída do ferrarista, o caminho ficou livre para Alonso, que não só venceu pela sétima vez no ano, como abriu dez pontos de vantagem para Schummy. Agora, o espanhol necessita apenas de um ponto (oitavo lugar) para garantir o seu bicampeonato, algo fácil levando-se em consideração os resultados obtidos pela atual campeão na temporada. Caso Schumacher não vença, Fernando sequer precisa terminar a prova, o que indica de uma vez por todas que o piloto da Renault está realmente com uma mão na taça.

Completando o pódio em Suzuka, Felipe Massa - que havia largado na pole position, mas que sofreu com um pneu furado - foi o segundo colocado e Giancarlo Fisichella fechou os três primeiros, colocando os dois carros do time francês no pódio. Com a Honda, Rubens Barrichello - que fez um pit stop a mais – não foi além da 12ª posição. Correndo em casa, Takuma Sato fez a festa da torcida local, ao completar numa honrosa 15ª posição, diante de todas as limitações da equipe dirigida pelo incansável Aguri Suzuki.