domingo, outubro 01, 2006

F-1: Schumacher agradece problemas de Alonso, vence em Xangai e assume liderança do Mundial

Largando com os dois carros na primeira fila, a Renault tinha no Gp da China um panorama mais do que favorável. Afinal de contas, debaixo de chuva, o time francês sabia da eficiência dos pneus Michelin intermediários – que já haviam lhe dado a pole com Alonso e o segundo tempo com Fisichella – e esperavam por uma vitória para disparar na tabela de classificação. Só que o time de Flávio Briatore não poderia imaginar que a chuva que havia encharcado a pista no sábado, já não aparecia com tanta intensidade no domingo. Para piorar, o asfalto secando era algo que só beneficiava a Ferrari. E não deu outra.

Após liderar com folga o primeiro terço de prova, Alonso viu sua liderança desaparecer após uma decisão no mínimo questionável. Com a pista quase seca, o espanhol optou por trocar os pneus intermediários, enquanto que adversários diretos pela vitória – como o companheiro Fisichella e o rival Michael Schumacher – optaram por manter os desgastados intermediários, que após 20 voltas, já se mostravam próximos de condições de pista seca. No intuito de surpreender os rivais, Alonso viu o “tiro” sair pela culatra e toda a margem que tinha se reduzir à pó em cinco voltas. Descontando quase quatro segundos por volta, Fisichella e Schumacher “colaram” em Alonso e o espanhol foi “presa” fácil para ambos, caindo para a terceira posição.

Não bastasse tal problema, Fernando ainda contou com uma falha na porca de sua roda no segundo pit stop, o que pôs fim a qualquer chance de vitória. Lutando pela ponta, Giancarlo e Michael disputavam roda a roda a liderança. Em segundo, Schumacher tratou de fazer jus aos seus sete títulos mundiais no segundo pit stop. Mesmo com os pneus poucos aquecidos, o alemão pôs duas rodas na grama e efetuou umas das mais belas ultrapassagens da temporada, quando Fisichella retornava de sua parada. A partir dali, o alemão apenas abriu vantagem, partindo firme para a sétima vitória na temporada. Alonso, em corrida de recuperação, ainda lutou, mas teve de se contentar com a segunda posição, cinco segundos segundo distante do vencedor Schumacher e logo à frente do companheiro de Renault.

No pódio, Alonso trazia um semblante pouco simpático. Afinal de contas, não bastasse assistir a mais uma vitória de Schumacher, o espanhol perdeu pela primeira vez no ano a ponta na tabela. Com a placar estabelecido em 116 pontos para cada um, o primeiro critério de desempate se volta para o número de vitórias, estatística que dá vantagem para o piloto da Ferrari (7 contra 6). Até o GP do Japão, certamente Alonso perderá o sono pensando em como derrotar o alemão e em como evitar a perda de um título que esteve em suas mãos durante toda a temporada. Os brasileiros: Com a Honda Rubens Barrichello fez corrida combativa e terminou em sexto lugar. Já Felipe Massa, abandonou com a Ferrari após acidente com David Coulthard.