quinta-feira, setembro 07, 2006

Mundial de Rali (Japão) e mais uma etapa da Stock Car (Santa Cruz do Sul)

O fim de semana não foi recheado de corridas, mas as disputas deste domingo valeram a pena. No Mundial de Rali, o francês Sebástien Loeb mais uma vez confirmou que é o grande nome a ser batido, independente do tipo de pista (asfalto, terra, neve ou cascalho). Veloz, constante e mais do que preciso em sua pilotagem, o francês vem colecionando recordes, vitórias e títulos. Neste domingo, com a vitória no Rali do Japão, Loeb alcançou seu sétimo triunfo na temporada e o 27º no WRC, recorde absoluto da categoria (a antiga marca, de 26 vitórias, pertencia ao espanhol Carlos Sainz, bicampeão nos anos de 90 e 92).

Na etapa do Japão, os adversários bem que tentaram pôr fim ao domínio do piloto da Citröen. No entanto, mesmo quando não se encontra em seus dias de maior inspiração Loeb ainda consegue ser superior aos demais. Pior para a dupla da Ford, formada pelo também bicampeão Marcus Groholm e pela revelação Mikko Hirvonen, que completaram respectivamente na segunda e terceira posições. Em termos de campeonato, Leob segue tranquilo para conquistar mais um título (o que seria seu tricampeonato). Uma observação importante mostra algo interessante sobre Loeb: Sebástien conquistou seus dois títulos correndo pela equipe de fábrica da Citröen e agora, mesmo atuando por um time independente da marca francesa, vem sendo tão superior quanto antes. A explicação para tal é básica: piloto bom tem dessas coisas. Quando o equipamento não é o melhor, eis que o braço e o talento fazem a diferença.

Já no Brasil, as emoções do fim de semana ficaram por conta da Stock Car Brasil, que assistiu a sua 7ª etapa, em Santa Cruz do Sul (RS). Numa corrida com grid "abarrotado", as já tradicionais batidas deram clima à prova. Na ponta, o pole Luciano Burti desfilou seu estilo técnico por 22 voltas. Sem erros ou atropelos, o piloto da Acton-Power partia tranqüilo para a sua primeira vitória na categoria, quando a transmissão de seu Bora tratou de deixá-lo a pé. Assim, a vitória caiu no colo de Ruben Fontes. O goiano - então segundo colocado - não teve trabalho para completar a prova na primeira posição, garantindo sua segunda conquista na categoria. Rodrigo Sperafico (companheiro de Ruben no time de Jorginho de Freitas) completou a dobradinha. Sem o melhor carro da pista, Cacá Bueno completou o pódio ao chegar em terceiro e ampliou sua vantagem em relação ao vice-líder Hoover Orsi (116 a 85).