segunda-feira, agosto 28, 2006

F-1: Notas para os pilotos GP da Turquia

1 – Felipe Massa – 10,0 = dominador, soberano e insuperável em Istambul. O brasileiro deu show e não só venceu seu primeiro GP, como mostrou maturidade para derrotar os dois maiores pilotos da atualidade. Não conseguiu ajudar Schummy a descontar pontos de Alonso, mas evitou que o espanhol vencesse. Em relação ao Brasil, acabou com um jejum de quase dois anos sem vitórias, o que é uma eternidade para um país dono de oito títulos mundiais.

2 – Fernando Alonso – 9,0 = diante do desempenho da Renault, conseguiu fazer mais do que se esperava. Largando em terceiro, fez uma boa largada e manteve um ritmo que, aliado à rodada de Liuzzi, levou-o à segunda posição. Depois, teve que “trabalhar” para segurar um Schumacher mais do que determinado. Mostrou ter a calma e a regularidade características dos grandes campeões.

3 – Michael Schumacher – 6,0 = após errar no treino e quase bater na largada, foi prejudicado pelo safety-car e ainda perdeu a segunda posição para a Alonso. Depois, na ânsia de ganhar tempo, errou na complicada Curva 8 e não conseguiu superar o espanhol. Cometeu erros pouco comuns e que podem ser decisivos, ainda mais num campeonato tão bem disputado.

4 – Jenson Button – 7,0 = após a primeira vitória em Hungaroring, parece estar correndo mais solto. Após largar bem, teve consistência para se manter o tempo todo no pelotão da frente e não foi ameaçado em nenhum momento. Bom piloto, mas que ainda não tem um equipamento capaz de vencer provas em condições normais.

5 – Pedro de la Rosa – 6,0 = mal nos treinos, se recuperou na corrida com uma estratégia de apenas uma parada. Com Raikkonen fora, pôde mostrar que se mantém longe de acidentes e que sempre aparece na zona de pontos. Seus resultados constantes não deixam nenhuma saudade de Montoya, o rei da irregularidade.

6 – Giancarlo Fisichella – 7,0 = bem nos treinos, teve um “espírito de equipe” notável ao rodar para evitar um choque com o companheiro de equipe Alonso logo na primeira curva. Depois de cair para últimas posições, fez uma corrida fantástica, chegando ainda na sexta posição.

7 – Ralf Schumacher – 6,0 = não foi brilhante, mas também não prejudicou. Pouco apareceu, mas levando-se em consideração que teve de trocar o motor Toyota e ainda assim chegou em sétimo, merece algum elogio. Para variar, deu um caldo em Trulli, o companheiro de equipe.

8 – Rubens Barrichello – 5,0 = após uma classificação sofrível, fez uma corrida de recuperação baseado na estratégia de apenas uma parada. Lutou bastante e ainda somou um pontinho. No entanto, chegar mais uma vez atrás de Button não é um resultado dos sonhos. Certamente esperava mais dessa etapa, assim como de todo o campeonato que vem fazendo.