segunda-feira, julho 31, 2006

F-1: Notas para os pilotos GP da Alemanha

1 - Michael Schumacher - 9,0 = rápido nos treinos, ficou sem a pole, mas logo tratou de dominar a corrida. Não chegou a ser brilhante, tanto que teve que contar com uma "ajudinha" de Massa. No entanto, venceu e se aproximou ainda mais de Alonso. Aparece cada vez mais forte na luta pelo título, com cinco vitórias no ano.

2 - Felipe Massa - 8,0 = veloz nos treinos, superando inclusive Schumacher, teve um bom fim de semana. Na corrida, respeitou as ordens do time e ajudou Schumacher a vencer mais uma. Conquistou o quarto pódio no ano e vem ganhando cada vez mais espaço na Ferrari.

3 - Kimi Raikkonen - 8,0 = grata surpresa do fim de semana. Conquistou uma pole meio "sem querer" e só chegou onde chegou porque andou em ritmo de classificação a prova toda, algo que não é para qualquer um. É diferenciado, mas viu que seu carro tem "data de validade": mal terminou a corrida, teve que fazer as vezes de bombeiro e apagar um princípio de incêndio em seu McLaren.

4 - Jenson Button - 7,0 = bem nos treinos como sempre, manteve o ritmo na corrida, o que já é uma grande evolução para a Honda. Andou em terceiro lugar boa parte do tempo, mas não conseguiu segurar Raikkonen. Certamente teria a companhia de Barrichello na zona de pontos não fosse a quebra do motor do carro do brasileiro.

5 - Fernando Alonso - 5,0 = corrida para ser completamente esquecida. No fim de semana que completou 25 anos, sofreu com um carro sem equilíbrio algum, devido ao rendimento decepcionante dos pneus Michelin. Segue na ponta da tabela, mas precisa de bons resultados nas próximas provas se quiser o bicampeonato.

6 - Giancarlo Fisichella - 6,0 = como na corrida de Indianápolis, superou Alonso quando o carro nao esteve bem. No entanto, por ter de ajudar o espanhol na luta pelo título, "cedeu" a posição para o companheiro de time. Fez o que era possível com um carro muito abaixo das expectativas.

7 - Jarno Trulli - 7,0 = parece ter "acordado" de algumas provas para cá. Com a recuperação da Toyota e o bom desempenho dos Bridgestone, evoluiu e vem somando pontos importantes. Mesmo largando em último, chegou em sétimo e só não foi além porque foi segurado pelos carros da Renault. Vinha tomando "caldo" de Ralf, mas as coisas parecem estar voltando ao normal.

8 - Christian Klien - 5,0 = para quem necessita mostrar serviço para ter lugar em 2007, fez o que era possível. No entanto, um pontinho parece não melhorar muito a sua situação. É um piloto veloz, mais muito inconstante e que dificilmente supera o experiente David Coulthard.