segunda-feira, setembro 11, 2006

F-1: Notas para os pilotos GP da Itália (15ª etapa)

1 - Michael Schumacher - 9,0 = teve um carro superior aos demais durante todo o fim de semana, mais nem precisou tirar o máximo da Ferrari para vencer de maneira tranqüila. Não fez a pole, mas nem precisou disso. Correu mais preocupado em como faria o anúncio de sua aposentadoria logo após a corrida. É um fenômeno das pistas que faz o que mais gosta na vida de uma forma tão tranquila que tudo parece fácil. Certamente lutará roda a roda pelo título com Alonso e em 2007, fará muita falta ao circo da Fórmula 1.

2 - Kimi Raikkonen - 7,0 = pole no sábado, nem de longe ameaçou a vitória de Schumacher no domingo e parece nem ter se empenhado em buscar tal resultado. Mais parecia um piloto da Ferrari do que da McLaren. É rápido quando precisa, o que interessa a qualquer time e certamente terá sucesso como companheiro de Massa na próxima temporada. No entanto, não empolga nem em seu jeito de lutar por uma vitória, muito menos ao comemorar um resultado. No pódio, parecia que tinha chego em último e não em segundo. Não nega ser finlandês.

3 - Robert Kubica - 10,0 = o grande destaque do fim de semana. Bem na classificação, fez excelente largada, saindo de sexto e pulando para terceiro, dividindo a primeira curva com ninguém menos do que Michael Schumacher. Durante a prova, segurou Massinha e ainda duelou de igual para igual com Alonso. No fim, após a quebra do espanhol e dos problemas de pneu do brasileiro, pode conquistar sem maiores dificuldades o primeiro pódio na Fórmula 1 logo em sua terceira corrida, algo fantástico para um estreante.

4 - Giancarlo Fisichella - 5,0 = correndo em casa, o italiano fez até mais do que se esperava dele. Sempre mais lento do que Alonso, viu o companheiro voar na pista e quase subir no pódio. No fim, Fisico (fazendo apenas uma parada nos boxes) conseguiu o quarto lugar, além de cinco pontos na tabela. Já Fernando abandonou e não levou nenhum ponto para casa. A Renault ainda não é o mesmo carro do início do ano, mas melhorou e certamente estará mais forte para as últimas três provas.

5 - Jenson Button - 6,0 = após os problemas nos novos motores Honda (que estouraram na sexta-feira e impossibilitaram que tanto ele quanto Barrichello fossem para a pista), o inglês teve uma boa atuação no fim de semana. Bem na classificação, largou em quinto e por lá ficou. Duelou com a Alonso mas perdeu a posição após os pits e só recuperou devido aos problemas do espanhol e de Massinha.

6 - Rubens Barrichello - 5,0 = com os mesmos problemas do motor Honda, fez o que era possível no circuito de Monza. Voltou a andar atrás do companheiro de equipe e só chegou onde chegou porque ousou na estratégia, fazendo apenas uma parada. Ainda não tem o carro com que sonhava, mas a equipe parece ter encontrado o caminho certo para um melhor desenvolvimento.

7 - Jarno Trulli - 4,0 = com um carro lento como a Toyota tem se mostrado durante o ano, o italiano salvou dois pontinhos. Certamente é um time que vem decepcionando pelas fracas atuações e pelo carro que não é nem sombra do que era em 2005. Os pneus Bridgestone ajudam em algumas pistas, mas em outras nem afetam o desempenho. No mais, os dois pilotos também estão longe de serem fantástico, o que ajuda na escassez de bons resultados.

8 - Nick Heidfeld - 3,0 = terceiro no grid, poderia ter ido muito melhor se não fosse a primeira volta desastrosa (quando teve problemas de aquecimento nos pneus) e a punição por excesso de velocidade nos pits. Assistiu o companheiro de equipe subir ao pódio num lugar que poderia ter sido seu. Piloto rápido, mas que abusa de certos erros que sempre fazem parte de suas provas. Punições como a deste domingo acabam com qualquer sonho de somar mais pontos ou de beliscar um pódio.