terça-feira, março 28, 2006

Comentários gerais sobre o Renault Speed Show - etapa de Curitiba

O último fim de semana marcou o início da temporada 2006 do Renault Speed Show, evento que envolve a disputa dos Campeonatos de F-Renault, F-3 Sul-Americana, Copa Clio e em breve, a Super Clio. As etapas de abertura de tais campeonatos foram disputadas no Autódromo Internacional Raul Boesel, na região de Pinhais, em Curitiba, no Paraná. Na F-Renault, o destaque ficou para Felipe Lapenna. O piloto, vice-campeão de 2005, foi segundo colocado na primeira bateria (vencida por Vinícius Quadros) e venceu a segunda, somando ao fim do dia 54 pontos, diante de apenas 32 totalizados pelo vice-líder Quadros.

Já na F-3 Sul- Americana, nem o tempo instável atrapalhou os planos de Luiz Razia. O piloto de apenas 17 anos, que estreou na categoria no ano passado, saiu vitorioso nas duas provas do dia, e abriu boa vantagem na tabela de classificação, tendo 20 pontos diante de 8 dos vice-líderes Bia Figueiredo e Mário Moraes. Por fim, fechando o fim de semana em Pinhais, Leonardo Sanchez saiu com a vitória na Copa Clio, após um belo e disputado duelo com Nélson Silva Jr., que terminou em sexto.
Observação sobre o Renault Speed Show:
1 - Após um ano de 2005 de grids esvaziados, o evento parece ter recuperado um pouco de seu prestígio e a entrada da Super Clio deverá animar ainda mais este mercado;
2 - Em se tratando de uma categoria escola, como é o caso da F-Renault e da F-3, erros e falhas são sempre aceitáveis. No entanto, a garotada abusou do pedal da direita em Pinhais. Com o tempo instável, nem os mais experientes, como Bia Figueiredo e Diego Nunes se safaram de erros;
3 - Notável o ingresso de tantos pilotos vindos do kart. Só nesta etapa da Renault e da F-3, estrearam Mário Romancini, Clemente de Faria Jr., Pedro Nunes, Michel Noris, Cláudio Cantelli, Eduardo Leite e muitos mais ainda estão por vir.