terça-feira, abril 13, 2010

FIA sela acordo com Briatore e Symonds

Todo o imbróglio envolvendo a farsa do GP de Cingapura de 2008 chegou ao fim. A Federação Internacional de Automobilismo anunciou nesta segunda-feira (12) que Flavio Briatore e Pat Symonds "expressaram seus arrependimentos e apresentaram suas desculpas" à entidade. Em compensação, a FIA reverteu o banimento do automobilismo que os dois haviam sofrido. Desta forma, os dois ex-funcionários da Renault poderão voltar à F1 a partir de 2013.

No comunicado, a FIA explica que recebeu as desculpas formais de Symonds e Briatore. No texto, a federação ressalta que em contrapartida, os ex-dirigentes pediram para a FIA abandonar o recurso em andamento na justiça francesa, bem como renunciar ao direito de propor qualquer novo processo contra eles sobre o caso envolvendo a etapa de Cingapura de 2008. Naquela prova, seguindo ordens do time, o brasileiro Nelsinho Piquet bateu seu carro contra o muro de forma deliberada, no intuito de ajudar o companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que acabou vencendo a corrida.

Com o acordo, a dupla que comandava a Renault poderá voltar à principal categoria do automobilismo mundial a partir de 2013, mas já ficarão livres para outros campeonatos com a chancela da FIA a partir do fim de 2011. Fica claro que apesar da saída de Max Mosley e a eleição de Jean Todt, a FIA continua do mesmo jeito, preparando suas pizzas ao modo do freguês.