segunda-feira, setembro 28, 2009

Hamilton vence e título fica mais longe de Barrichello

O GP de Cingapura de Fórmula 1, 14ª etapa do Mundial 2009, não foi nada bom para Rubens Barrichello e sua luta em busca do tão sonhado título mundial. Já não bastasse o fato de ter trocado o câmbio de seu carro, ter sido punido com a perda de cinco posições no grid de largada e de ainda ter batido no fim do treino classificatório, Barrichello terminou a única corrida noturna do calendário na sexta posição, chegando uma posição atrás do companheiro de equipe e líder do campeonato Jenson Button. Com o resultado, o piloto inglês voltou a ampliar, agora para 15 pontos, sua vantagem com relação a Rubinho, faltando três corridas para o fim do mundial.

Digamos que ficou difícil para Rubinho, mas não impossível. O problema maior de Barrichello é que se Button, por exemplo, vencer o GP do Japão e o brasileiro for no máximo quarto colocado, o campeonato acaba, independente dos resultados dos GP’s do Brasil e de Abu Dhabi, que encerram o Mundial. Alheio a esta luta, Lewis Hamilton voltou a dar seus shows. Com uma atuação soberana desde os treinos de sábado, o inglês da McLaren não deu chances aos rivais e venceu com autoridade sua segunda corrida no ano e a 11ª na carreira.

Grandes atuações tiveram também Timo Glock e Fernando Alonso. O alemão da Toyota fez seguramente sua melhor corrida na Fórmula 1. Partindo em sexto, teve boa recuperação e com ritmo competitivo ganhou posições e terminou em segundo. Já Alonso deu à Renault o primeiro pódio da temporada com uma atuação consistente. No final, o espanhol ainda dedicou a terceira posição a Flavio Briatore, seu ex-chefe de equipe e empresário, recém-banido da F-1.

- Bela vista e falta de disputas:

É inegável que o GP de Cingapura, disputado no circuito de rua de Marina Bay, é um dos que apresentam a mais bela paisagem de todo o calendário da Fórmula 1. Um visual diferente, inovador, moderno, que ressalta aos olhos de qualquer um o fato de ser disputado a noite e de contar com uma iluminação que é quase três vezes maior do que a de qualquer campo de futebol do mundo. No entanto, a beleza de se fazer uma corrida em Cingapura para por aí.

Ondulada e travada, a pista não favorece ultrapassagens e é um enorme desafio para carros e pilotos. Os freios são duramente exigidos, o calor é absurdo (mesmo de noite) e o desgaste geral do carro é maior do que em qualquer outra pista. Só para que se tenha uma noção real deste desgaste, os pilotos efetuam cerca de 70 trocas de marcha por volta. Numa corrida disputada em 61 voltas, são mais de 4.200 trocas, o que força ao máximo qualquer câmbio, por melhor que este seja.

- Pódio favorece permanência na F1

Fernando Alonso conquistou o primeiro pódio da Renault na atual temporada. E por ironia do destino, justamente em Cingapura, palco de todo o escândalo que envolveu a escuderia francesa nas últimas semanas. Logo após a prova noturna, o novo chefe do time, Bob Bell, bem como demais diretores, ressaltaram a importância do resultado positivo e afirmaram que isso favorece a permanência da equipe nas próximas temporadas.

Apenas relembrando: Devido ao acidente premeditado de Nelsinho Piquet, em Cingapura 2008, a Renault foi suspensa por dois anos, só que tal pena só será aplicada caso o time volte a cometer alguma irregularidade nas próximas duas temporadas. Ex-chefe da equipe, Flavio Briatore foi banido da categoria e Pat Symonds, responsável pela estratégia, recebeu suspensão de cinco anos. Salvo pela delação premiada, Nelsinho Piquet saiu ileso do julgamento e Fernando Alonso – maior beneficiado com a trapaça em 2008 – foi considerado inocente no caso.

- Notas para os pilotos – GP de Cingapura 2009

1 – Lewis Hamilton – 10,0 = Pole position e vitória de ponta a ponta. O atual campeão guiou com maturidade e mereceu a vitória. Destaque para o carro da McLaren, que teve excelente performance e deu condições para Hamilton disparar na frente e não ser ameaçado.

2 – Timo Glock – 9,0 = Partindo em sexto, fez boa prova de recuperação e conseguiu grande resultado. Além do pódio, Glock acendeu a luz amarela para Jarno Trulli, que com o mesmo carro, chegou em 12º e caminha rumo a aposentadoria.

3 – Fernando Alonso – 8,0 = Com grande atuação, conquistou o primeiro pódio do time na temporada. Como sempre, levou o carro “nas costas” e ainda fez a melhor volta da prova. Está prestes a ser anunciado pela Ferrari para 2010.

4 – Sebastian Vettel – 6,0 = Lutando pelo campeonato, teve grande início de prova. No entanto, cometeu erro primário ao exceder a velocidade nos pits, o que lhe gerou punição e depois, lhe custou um lugar no pódio e até mesmo a luta pela vitória.

5 – Jenson Button – 8,0 = Com o regulamento de baixo do braço, voltou a guiar de forma madura e tranqüila, só esperando o momento certo para finalizar o “jogo”. Com a estratégia, conseguiu a quinta posição, chegando a frente de Barrichello. Pode fechar o campeonato já no Japão.

6 – Rubens Barrichello – 6,0 = Fim de semana difícil e para ser esquecido. Trocou o câmbio, foi punido, bateu nos treinos e ainda deixou o carro morrer no segundo pit stop. Por fim, ainda chegou atrás de Button e viu sua desvantagem chegar a 15 pontos com três corridas para o encerramento.

7 – Heikki Kovalainen – 3,0 = Decepciona a cada corrida. Com o mesmo carro de Hamilton, voltou a não oferecer grande resistência aos adversários. Teria carro até mesmo para fazer uma dobradinha da McLaren, mas não passou da 7ª posição.

8 – Robert Kubica – 6,0 = Buscando um emprego no ano que vem, voltou a mostrar serviço com a BMW e assinalou mais um ponto no campeonato. Ainda é pouco para quem lutava pelo título em 2008, mas com o carro limitado, ao menos tem se esforçado.