terça-feira, julho 25, 2006

F-1: Alegando atrapalhar visão dos pilotos, FIA proíbe "orelhas" da BMW

Os inovadores e incomuns apêndices aerodinâmicos que a equipe BMW-Sauber utilizou no GP da França passam a compor apenas mais uma página na história da F-1. Os times da categoria foram comunicados no último domingo que as "orelhas" estão proibidas. As "Torres Gêmeas", como o pessoal da BMW classificou o par de elementos em virtude dos altos prédios idênticos da Petronas — fornecedora de combustível do time — em Kuala Lumpur (Malásia), antes que se pense, não se movem nem são flexíveis. A questão que a FIA alega é que tais elementos interferem diretamente na visão do piloto. A entidade máxima do automobilismo enviou um comunicado às 11 escuderias explicando que em vista dos desenvolvimentos recentes, a FIA se preocupou com o uso de tais ferramentas, que podem prejudicar a visão frontal e/ou lateral do piloto.

Ainda em nota, a entidade concluiu que, sob o artigo 2.3 do Regulamento Técnico, a não ser que qualquer time demonstre claramente que a visão do piloto não é prejudicada de nenhuma maneira, nenhum elemento maior que a estrutura da frente será permitido. A estréia das tais "torres" nos carros do time alemão ocorreu no último dia 5, quando a equipe comandada por Mario Theissen resolveu estrear os aparatos nos testes coletivos em Jerez de la Frontera no carro do test driver Robert Kubica. O carro, já com todos os aparatos aerodinâmicos, foi analisado pela FIA e liberado para a prova de Magny-Cours, onde conquistou um ponto, com a oitava posição de Nick Heidfeld. As equipes Williams e a Ferrari consideraram o dispositivo interessante e até admitiam utilizá-lo em etapas futuras. Algo que não deverá ocorrer.

1 Comments:

At 6:31 AM, Anonymous Anônimo said...

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