segunda-feira, abril 10, 2006

F-1: Yuji Ide terá destino definido após GP de San Marino

Yuji Ide fez três provas na F-1 e já está por um fio na Super Aguri. Se o carro não é dos melhores, o piloto não tem contribuído nada. E tem uma trajetória no mínimo estranha: fez sua prova menos ruim no Bahrein (justamente a primeira), sofreu um pouco na Malásia e foi péssimo — até na avaliação da equipe — na Austrália. O diretor Daniele Audetto declarou que Yuji terá um dia todo de treinos para melhor se adaptar ao SA05. Mas a expectativa do time não é das melhores para San Marino.

A moral do japonês, que veio da F-Nippon, realmente parece não estar boa na equipe. Ao justificar que os problemas que Ide enfrentou em Melbourne foram concentrados na trinca "sujeira-ondulação-vento", Audetto deixou escapar que até agora, o time deu muita sorte de Ide não ter batido. Ter um piloto em quem não se confia é algo inimaginável em qualquer categoria do automobilismo, ainda mais quando se trata de F-1.

Audetto finalizou dizendo que a equipe dará a etapa de Imola como um teste final para Ide. Se for razoável, continua. Se for como agora - péssimo - sai sem choro nem vela. Daniele argumentou que nenhum time pode ter um piloto que tome dois segundos do companheiro. Em Albert Park, só na classificação, Ide escapou três vezes e rodou uma em 15 minutos de treino. Tomou quatro segundos de Takuma Sato no grid e só não fez mais barbeiragem porque não lhe deram tempo. No caso de Yuji não passar na avaliação, a Super Aguri deverá optar por Satoshi Motoyama, que já guiou um carro da Jordan na sexta do GP do Japão de 2003.