quinta-feira, novembro 15, 2007

Os 10+ da Temporada 2007 da F-1

A temporada de 2007 da Fórmula 1 certamente foi uma das mais movimentadas das últimas décadas. Além das muitas disputas dentro das pistas, da luta pelo campeonato e do surgimento de muitos novos talentos, o caso de espionagem estremeceu a categoria e deu novos rumos ao campeonato. Por outro lado, a luta final pelo título foi sensacional. No final das contas, a vitória do “azarão” Raikkonen foi o desfecho quase que perfeito para um ano tão imprevisível. Aproveitando o fim da temporada, nada melhor do que apontarmos os dez destaques do ano (tanto os positivos quanto os negativos):

(Positivo) 1 – Lewis Hamilton – Ninguém apareceu mais do que o inglesinho da McLaren. De estreante, Hamilton se tornou a estrela da categoria. Líder do campeonato durante boa parte do ano, Hamilton era favorito ao título, sobretudo, após o GP do Japão, quando o piloto da McLaren venceu de forma soberba e abriu doze pontos de vantagem para Alonso e cia. No entanto, Hamilton cometeu em duas corridas todos os erros que não tinha tido nas 15 provas anteriores. No final, o vice-campeonato teve um gosto amargo para o piloto inglês, que desperdiçou a chance de se tornar o mais jovem e o primeiro estreante a ser campeão na história da categoria.

(Positivo) 2 – Kimi Raikkonen – o finlandês, tido como o “azarado” da categoria, mostrou neste ano que basta ter um carro competitivo para mostrar seu talento. Kimi teve um bom início de ano com a vitória na Austrália, mais depois sumiu. Apagado, Raikkonen viu Massa, Hamilton e Alonso vencerem provas, enquanto que seguia tendo problemas com a Ferrari. Na segunda metade do campeonato, no entanto, resolveu reagir. Em dez provas, venceu cinco vezes, foi ao pódio outras quatro vezes e abandonou apenas uma vez. Garantiu o título de forma merecida, mas segue sendo um piloto que não empolga a torcida.

(Negativo) 3 – Fernando Alonso – Hamilton foi o queridinho do ano, Raikkonen conquistou um título merecido e Alonso viu seu nome cair na boca do povo. O ano do espanhol foi dos mais complicados. Adaptado ao novo time, Fernando venceu provas, lutou pela ponta mais acabou brigando com Hamilton. Reclamou do tratamento diferenciado dado ao pupilo de Ron Dennis e acabou sem apoio dentro da McLaren. Quase ganhou o campeonato, mas não levou devido a diversos fatores. Saiu do time inglês ao fim da temporada e agora, só pensa em ter um bom carro – além de muita paz - em 2008.

(Negativo) 4 – Felipe Massa – Apontado como favorito ao título, Massa decepcionou. No entanto, ainda assim, fez uma boa temporada. É óbvio que, para quem esperava o brasileiro campeão mundial, o quarto lugar foi pouco. Ainda assim, Massa conquistou seu espaço. Rápido, fez seis poles na temporada e ganhou três corridas. Cometeu erros, mas também sofreu com equívocos primários da Ferrari, como esquecer de reabastecer o carro do brasileiro na tomada de tempo do GP da Hungria. Tais erros custaram pontos preciosos ao piloto, que fizeram falta na luta final pelo campeonato.

(Positivo) 5 – Sebastian Vettel – o alemão foi uma das surpresas da temporada. Extremamente rápido, Vettel mostrou serviço logo de cara em sua estréia pela BMW e depois, teve grandes atuações pela modesta Toro Rosso, obtendo como melhor resultado o quarto lugar no GP das China. Com apenas 20 anos, representa uma das apostas da Alemanha para seguir vitoriosa na F-1, num caminho iniciado pelo heptacampeão Michael Schumacher. Terá mais um ano pela Toro Rosso para mostrar que tem seu lugar garantido na atual safra da categoria.

(Negativo) 6 – McLaren – Após uma temporada terrível em 2006 - não venceu uma prova sequer - o time de Ron Dennis investiu forte em 2007. Mudou radicalmente o carro, contratou o bicampeão Alonso e ainda promoveu Lewis Hamilton. As vitórias vieram e a luta pelo título também. No entanto, a briga interna entre Alonso e Hamilton e o escândalo da espionagem derrubaram por terra o time inglês. Após ser punida e perder o título de Construtores para a Ferrari, a McLaren ainda viu seus pilotos se digladiarem nas provas finais, o que beneficiou o finlandês Kimi Raikkonen, campeão da temporada com apenas um ponto de vantagem sobre Hamilton e Alonso.

(Positivo) 7 – Ferrari – Após a saída de Michael Schumacher e de Ross Brawn, muitos acreditavam que os dias de vitória da Ferrari estavam contados. No entanto, a equipe de Maranello teve uma temporada muito melhor do que se podia imaginar. Após manter Massa, investir alto no projeto do carro e ainda contratar Raikkonen, a equipe italiana se preparou muito bem para a temporada. Após começar vencendo na Austrália, e mais tarde no Bahrein e em Barcelona, a equipe se manteve competitiva, mais cometeu muitos erros que quase custaram o título. Beneficiada pelo caso de espionagem, levou o título de equipes. Já entre os pilotos, soube fazer uso do jogo de equipe para levar a taça com Raikkonen

(Positivo) 8 - A Nova geração – Poucas vezes uma temporada marcou a ascensão de tantos nomes promissores. Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen, Sebastian Vettel e Adrian Sutil estrearam na categoria fazendo barulho e impressionando a todos. Hamilton quase levou o título, terminando como vice. Kovalainen fez milagre com a Renault e ainda conquistou um pódio no Japão. Vettel fez provas formidáveis com o carro da modesta Toro Rosso e deixou a impressão de também ser fenômeno. E Sutil, com o sofrível carro da Spyker, mostrou muito talento e prometeu fazer muito mais em 2008 se tiver um carro melhor.

(Negativo) 9 - Os aposentados – Alexander Wurz já abandonou o “barco” e sequer veio para o GP Brasil. Agora, Ralf Schumacher e Giancarlo Fisichella tentam salvar suas carreiras, conseguindo um cockpit para 2008. Ralf já teve seus bons dias nos tempos de Williams, mais hoje, nada mais é do que um piloto quase desempregado, sem grandes amigos ou alternativas para o futuro. Já Fisico é querido na Fórmula 1. Todos simpatizam com o italiano, mas os anos de “secundarismo” na Renault pesam contra o piloto. Após ser escudeiro de Alonso, Giancarlo viu Kovalainen estrear este ano na Renault e conseguir melhores resultados. Salvo surpresas, Ralf e Fisico são fortes candidatos a aposentadoria da F-1.

(Negativo) 10 - Rubens Barrichello – Na pior temporada da carreira, Rubens Barrichello sentiu na pele o que é guiar um carro difícil e lento. Pela primeira vez, Rubinho não somou um único ponto na temporada e viu o companheiro Jenson Button ter as mesmas dificuldades e ainda assim, somar pontos. Sinal de decadência? Para Rubinho não! A temporada foi ruim mais a perspectiva é por uma temporada muito melhor em 2008. A grande verdade é que o modelo RA 107 realmente foi um projeto que nasceu errado. Não evoluiu, não rendeu o esperado e não deu frutos.