sábado, julho 01, 2006

F-1: Em treino esvaziado pela Copa do Mundo, Davidson lidera sexta-feira em Indianápolis

O piloto Anthony Davidson foi o mais rápido nos dois treinos livres realizados nesta sexta-feira em Indianápolis, visando o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, a 10ª etapa do Mundial, a ser realizada neste domingo. O inglês, mostrando que a Honda ainda está viva, registrou a melhor passagem do dia em 1min12s013. Embora alguns pilotos preferiram assistir a vitória nos pênaltis da Alemanha sobre a Argentina, que definiu o primeiro semifinalista da Copa do Mundo, os ensaios serviram para mostrar quais são os rumos a serem tomados para a classificação de sábado.

Test driver da rival BMW Sauber, o polonês Robert Kubica registrou o segundo melhor tempo, sete décimos distante de Davidson. Os ânimos entre Honda e a equipe alemã andam acirrados. Desde o último final de semana, quando dirigentes do time japonês acusaram os rivais de utilizaram asas flexíveis, iniciou-se um bate boca público. Diretor-esportivo da BMW, Mario Theissen afirmou que o time não mudará suas asas, pois a FIA já aprovou em todos os testes possíveis os tais componentes da "discórdia".

Já na batalha pelo título, a Renault mostrou-se melhor novamente. O italiano Giancarlo Fisichella cravou o terceiro tempo, desbancando o brasileiro Felipe Massa, quarto colocado com a Ferrari. Na disputa entre os pilotos, Michael Schumacher iniciou o final de semana na frente de Fernando Alonso: o alemão foi sexto, contra apenas o nono posto do espanhol. Destaque da atividade foi o desempenho da MidLand.

Giorgio Mondini conquistou o quinto tempo, enquanto Tiago Monteiro cravou a sétima melhor volta. No entanto, nem tudo são flores na equipe, já que Christijan Albers foi apenas o 21°. Rubens Barrichello ficou bem abaixo de Jenson Button. Enquanto seu companheiro registrava o oitavo tempo, o brasileiro ficou apenas em 18°. O treino classificatório que define o grid de largada tem início às 14h deste sábado, no horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.