quarta-feira, junho 28, 2006

F-1: Sem destino certo para 2007, Juan Pablo Montoya pode recorrer à Williams

O piloto Juan Pablo Montoya demonstra muita calma e lucidez quando lhe perguntam sobre o futuro, mas na verdade, o colombiano não tem para onde ir em 2007. E apelou para sua ex-equipe. Montoya foi trazido à F-1 pelas mãos de Frank Williams, numa espécie de "tira-teima". O dirigente havia se dado muito bem com Jacques Villeneuve, que lhe deu um título, e errou ao bancar a volta de Alessandro Zanardi. Juan Pablo seria o teste para ver se os pilotos que vinham da América podiam ser bem sucedidos. E o que sul-americano não fez nada de excepcional. JPM lutou timidamente pelo título de 2003, quando já tinha assinado com a McLaren para lá guiar a partir de 2005. E é lembrado até hoje por uma ultrapassagem em Schumacher, no "S" do Senna em Interlagos, em seu primeiro ano além de algumas poucas vitórias.

O litígio com a Williams veio após o GP da França de 2003, quando o companheiro Ralf foi avisado de qual estratégia teria adotado o colombiano e desta forma, garantiu a vitória daquela prova ao também alterar a sua. Revoltado com o time, Montoya brigou com tudo e com todos e tratou de negociar com a McLaren, costurando um belo acordo. No entanto, um ano e meio depois, a vida no time de Ron Dennis não foi das melhores e o próprio chefão, além de demais membros do time perceberam que "El Gordito" não se encaixa no perfil da equipe. Não anda no ritmo de Kimi Raikkonen, negou-se a ajudá-lo na briga pelo título do ano passado, teve um incidente polêmico ao "jogar tênis", fraturando a clavícula, fatos que levaram a direção a não exercer opção sobre ele.

Ron Dennis não o quer e a Mercedes só o quer para que não haja uma dupla totalmente nova em 2007 — Kimi Raikkonen está de saída e dá lugar a Fernando Alonso. A Red Bull, que o queria, não o quer mais. A BMW, idem. A Ferrari nem cogita querê-lo. A Toyota fica como está, bem como a Honda. Restou então a Williams. Montoya só quer ser feliz. Mesmo com o futuro indefinido, Montoya mostra-se relaxado e diz que só quer encontrar um lugar onde possa correr tranquilo e feliz. A imprensa européia especula que o piloto e seu empresário Julian Jakobi tem negociado um retorno ao time de Grove. A Williams ainda não exerceu opção sobre Mark Webber, algo que tem de ser feito até a primeira semana de agosto, e Nico Rosberg não tem lugar garantido, apesar de ter mais 3 anos de contrato. A volta de Juan Pablo não é das mais impossíveis de acontecer. Se não pedir muito dinheiro, Frak certamenre o receberá.