quinta-feira, junho 22, 2006

F-1: Berger admite que parceria entre Red Bull e Renault está quase certa

Já está quase tudo acertado para que a Red Bull receba os motores da Renault em 2007. Quem faz tal afirmação é ninguém menos do que o austríaco Gerhard Berger, co-proprietário da Toro Rosso, que seria beneficiada por tabela ao herdar os propulsores da Ferrari, hoje utilizados pela "matriz" Red Bull. Ao site "F1racing.net", o ex-piloto só não revelou tudo meramente por questões contratuais, mas não deixou de comentar que os motores da Renault são os mais confiáveis e consistentes da temporada, e que justamente esta área vem sendo problemática para a equipe do magnata Dietrich Matesquitz.

Berger contou ao site que já se encontrou com Flavio Briatore várias vezes ao longo do Mundial, numa forma inteligente e alternativa da Red Bull negociar sem alarde com a montadora francesa. O italiano convenceu a turma das bebidas energéticas de que suas unidades são mais fortes e mais baratas do que os V8 feitos em Maranello. Além disso, Mateschitz anda um tanto quanto intrigado para descobrir por que os motores que são entregues à RBR tem 500 giros a menos do que os colocados nos carros de Michael Schumacher e Felipe Massa.

Neste negócio, a Red Bull desembolsaria cerca de US$ 12 milhões por ano, mas ainda não se sabe se a Renault fará um desconto caso Heikki Kovalainen sente num dos RB3 no ano que vem. O finlandês, que aspirava ao posto de titular do time francês ao lado de Giancarlo Fisichella, provavelmente perderá a disputa para o compatriota Kimi Raikkonen. A Toro Rosso, "filial" da Red Bull, entraria no mundo dos V8 ao receber o contrato que a "matriz" tem com a Ferrari. Perguntado se Red Bull e Renault já haviam batido o martelo, Berger respondeu que o acordo está 80% feito.