domingo, junho 18, 2006

Moto GP: Rossi vence etapa da Catalunha e segue na sua recuperação no campeonato

Se alguém duvidava do poder de reação de Valentino Rossi, eis que o "Doutor" vem calando seus críticos mas ácidos prova à prova. Após não ter um bom início de ano (abandonando duas provas), o piloto da Yamaha vem se recuperado e aos poucos, vai voltando ao caminho das vitórias na temporada 2006 da Moto GP. Após vencer em Losail (Catar) e Mugello (Itália), Rossi deu mais um show de pilotagem, para obter na etapa da Catalunha, em Barcelona, na Espanha, a sua terceria vitória no ano, a 23ª pela montadora japonesa e a 56ª na categoria, só sendo superado pela lenda das duas rodas, Giacomo Agostini, vencedor de 68 provas e 15 vezes campeão.

Largando na pole position, Vale caiu para o quinto lugar logo na largada e só recuperou a dianteira na nona volta. Rossi chegou a ser pressionado por Nicky Hayden por algum tempo, mas o norte-americano não acompanhou o ritmo do heptacampeão mundial, que seguiu para a vitória. Com a conquista, Valentino subiu para a terceira colocação do campeonato (90 pontos), nove pontos atrás de Loris Capirossi e 29 atrás de Hayden, o líder da temporada (119). O norte-americano Kenny Roberts Jr. (que compete por uma equipe administrada pelo seu pai, a lenda Kenny Roberts "Pai", tricampeão na década de 70) completou o pódio ao cruzar na terceira colocação, à frente dos compatriotas John Hopkins (Suzuki) e Colin Edwards (Yamaha).

A prova catalã também foi marcada por acidentes. O mais impressionante aconteceu na primeira volta, que ocasionou uma bandeira vermelha. Sete Gibernau, Loris Capirossi, Marco Melandri e Dani Pedrosa se tocaram e sairam da pista. Em decorrência do fato, os três primeiros tiveram de ser resgatados por helicóptero, mas não sofreram nenhuma lesão grave. Devido ao incidente, a direção da prova deu bandeira vermelha e realizou uma nova largada. Pedrosa ainda seguiu na corrida, mas abandonou na 11ª passagem, quando tornou a sofrer uma queda. Sobre os pilotos acidentados, as primeiras informações davam conta de que Gibernau teria fraturado a clavícula, estando praticamente fora da próxima etapa do campeonato, marcada para o próximo sábado, no circuito de Assen, na Holanda. Já Capirossi, que sofreu algumas escoriações, teria tido também hemorragia interna na região abdominal, problema que já havia sofrido no ano passado, em decorrência de outra queda.