sexta-feira, junho 16, 2006

24 Horas de Le Mans: a participação brasileira

O circuito de Le Mans ainda é um tabu para o Brasil: nenhum brasileiro conseguiu vencer esta corrida. As melhores colocações foram dois segundos de José Carlos Pace, em 1973 (pela Ferrari, em dupla com Arturo Merzario) e de Raul Boesel, em 1991 (dividiu um Jaguar com Davy Jones e Michel Ferté). O primeiro brasileiro a participar da corrida foi Bernardo de Souza Dantas, em 1935, com um Bugatti. Nos anos 60, Le Mans foi uma pista um tanto "amaldiçoada" para os brasileiros. Em 1961, o paulista Fritz D'Orey, piloto da Ferrari e grande esperança nacional da época, sofreu um grave acidente durante os treinos e passou oito meses em coma. Algumas agências de notícias chegaram a anunciar sua morte, mas ele Fritz se recuperou perfeitamente e hoje mora no Rio de Janeiro.

Dois anos depois, Le Mans custou a vida de Christian Heinz, o "Bino". Heinz era o chefe do departamento de competições da poderosa equipe Willys no Brasil e estava em Le Mans competindo pela equipe oficial da Alpine (marca de carros esporte ligada à Renault e que tinha estreita ligação com a Willys). Heinz sofreu o acidente ao deslizar no óleo deixado pelo motor estourado de um Aston Martin pilotado por Bruce McLaren. Se não fossem esses acidentes, D'Orey e Heinz certamente teriam antecipado em alguns anos a presença vitoriosa do Brasil no automobilismo internacional.