terça-feira, maio 23, 2006

F-1: "Listão" de Briatore para 2007 conta com nomes como Schumacher, Raikkonen e Kovalainen

A temporada de boatos da Fórmula 1 começou mais cedo neste ano. E, se depender de Flavio Briatore — chefe da Renault — deve demorar para terminar. Na semana que antecede o GP de Mônaco, onde são esperados ainda mais rumores e especulações, o italiano divulgou uma lista de possíveis substitutos para Fernando Alonso. O "listão de Briatore" tem cinco nomes. Dois deles de peso: Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, ambos ligados à equipe por rumores recentes, desmentidos pelo próprio dirigente.

Uma eventual mudança de planos de Briatore teria sido motivada pelas declarações recentes de Alain Dassas, presidente da Renault F1, que mostrou-se disposto a gastar "o quanto for preciso" por um piloto de ponta. Caso faça uma proposta por um dos dois, a escuderia tornará a embaralhar um quebra-cabeça que já se configurava com ambos na Ferrari. O terceiro nome da lista é Giancarlo Fisichella, que já defende a equipe e seria "promovido" à condição de primeiro piloto. Briatore confirmou que Fisichella já mostrou ser um piloto que pode ganhar corridas. Na realidade, desde o ano passado, Fisico venceu duas provas. No entanto, bem menos do que o companheiro Alonso, dono de 10 triunfos desde 2005.

Para fechar o grupo dos cinco eventuais substitutos, duas caras novas: Heikki Kovalainen, atual piloto de testes da escuderia, e Lewis Hamilton, estrela da GP2 e pupilo de Ron Dennis na McLaren. O primeiro, seria a reafirmação da "filosofia Briatore", de formar pilotos desde as categorias de base e lançá-los à condição de estrelas; o segundo, uma vingança contra Ron Dennis, que — na concepção do italiano —, "roubou" Alonso. De acordo com Alain Dassas, o time precisa de "um piloto de ponta e uma promessa". Se levada a cabo, a lista de Flavio - que já reconheceu que a Renault terá de ser rápida para vencer a concorrência - tem o nome dos dois pilotos da equipe em 2007.