domingo, maio 21, 2006

Moto GP: Beneficiado pelos problemas dos adversários, Melandri vence GP da França

Atual vice-campeão da categoria, Marco Melandri deve atribuir a vitória deste domingo na MotoGP mais por incompetência de seus adversários do que por atributos de sua moto. O italiano da equipe Honda Gresini (time do ex-piloto Fausto Gresini) liderou apenas as voltas finais do GP da França depois que Valentino Rossi - que comandava a prova - parou repentinamente com problemas em sua imprevisível Yamaha e Dani Pedrosa pagou o preço por uma escolha errada de pneus (o espanhol optou por pneus macios tanto na roda dianteira quanto na traseira, o que gerou um desgaste prematuro e excessivo dos compostos).

Após largar na segunda fila do grid (6ª posição), Rossi já aparecia na primeira posição na quinta volta da corrida, disputada no tracional circuito de Le Mans. Com a queda do inglês John Hopkins (Suzuki), apenas o espanhol Dani Pedrosa tinha ritmo para seguir o "Doutor". A liderança de Valentino parecia consumada e a segunda vitória na temporada já era dada como certa, ainda mais pela vantagem que o italiano abria, volta-a-volta, para o jovem Dani. No entanto, na 22ª volta, eis que surgiu o imponderável: a Yamaha de Rossi ficou inexplicavelmente lenta e o piloto não teve outra alternativa a não ser encostar e abandonar a prova.

Herdando a liderança da prova, Pedrosa mal teve tempo de comemorar, ao ver no espelho retrovisor a rápida aproximação de Melandri. E Dani não foi páreo para o ataque do outro italiano. Marco não só venceu a etapa francesa, como ainda se tornou o primeiro piloto no ano a sair vitorioso de duas corridas. Loris Capirossi também superou Pedrosa e completou a corrida em Le Mans em segundo, deixando o espanhol em 3º. No campeonato, Nicky Hayden, discreto quarto colocado, continua na frente, com 83 pontos, apenas quatro à frente de Melandri e Capirossi, que somam 79 pontos cada um. Dani tem 73 e o decepcionado Rossi é apenas o oitavo, com 40 pontos. A Moto GP volta dentro de duas semanas, com o GP da Itália, em Mugello.