terça-feira, maio 23, 2006

F-Truck: Roberval Andrade vence em Interlagos e assume a liderança do campeonato

Numa corrida acompanhada por cerca de 60 mil pessoas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo, Roberval Andrade comemorou na tarde do último domingo sua primeira vitória na temporada 2006 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O paulista largou da quinta posição, assumiu a liderança na oitava volta e a manteve até a bandeirada final, assumindo a ponta da competição. A prova no circuito de Interlagos equilibrou ainda mais a disputa pelo título da temporada. Roberval foi a 51 pontos, empatando com Wellington Cirino, segundo na corrida – no critério de desempate considerado pelo regulamento, o paulista é líder, por ter uma vitória, contra nenhuma do paranaense. Pedro Muffato, também do Paraná, foi terceiro colocado em Interlagos e manteve-se nesta mesma posição na tabela de classificação, agora com 48 pontos.

Apesar do domínio que impôs na etapa paulista, Roberval teve uma prova difícil. Na largada, saltou de quinto para segundo, atrás do pole Adalberto Jardim. Ao permitir a ultrapassagem dos pilotos que havia superado na largada, o piloto da Roberval Motorsport foi superado por mais três concorrentes e caiu para sétimo. Fechou a primeira volta em quinto, estava em terceiro duas voltas depois, assumiu a segunda posição na sétima volta, quando Beto Napolitano cumpriu um stop and go por excesso de velocidade diante do radar e assumiu a liderança na oitava volta, quando Jardim abandonou com problemas mecânicos.

O maior drama de Roberval na corrida se deu na penúltima volta. No final da reta Oposta, o asfalto tinha o óleo deixado pelo motor do caminhão de Vignaldo Fízio, que havia abandonado momentos antes. O piloto, na tentativa de escapar da região com óleo, acabou saindo da pista, mas ainda conseguiu retornar à frente de Cirino, para quem sustentava uma larga e confortável vantagem. A temporada 2006 da Fórmula Truck terá seqüência no dia 11 de junho, com a quarta etapa, no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé, cidade da Serra Gaúcha.