terça-feira, maio 23, 2006

IRL: Medeiros garante heróico 33º e último lugar no grid para as 500 milhas de Indianápolis

O 33° lugar no grid para as 500 Milhas de Indianápolis, prova a ser disputada no próximo domingo, teve ares de vitória para Thiago Medeiros. O brasileiro, campeão da Infiniti Pro Series em 2004, foi o último piloto a garantir vaga para a mais tradicional corrida do mundo, neste ano em sua 90ª edição. Depois de um acidente no treino livre de quinta-feira passada, o sonho de disputar a prova pela primeira vez parecia distante. Modesta, a equipe PDM não teria condições de consertar o carro a tempo. Foi então que Paul Diatlovich, dono do time, saiu à procura de um chassi emprestado.

Conseguiu um Panoz na equipe de Adrián Fernandez. Com um novo chassi, a PDM começou uma corrida contra o tempo. O trabalho teve início na sexta-feira, com peças emprestadas também por outras equipes e só terminou na noite de sábado, após a definição dos 32 primeiros colocados no grid. Depois de toda a correria, o time entregou o carro a Thiago no domingo, para a disputa do "Bump Day", que define a última posição de largada. A briga ficaria entre o brasileiro, o canadense Marty Roth, e o australiano Ryan Briscoe.

Medeiros completou sua série de quatro voltas em 2min46s8763; Roth, próximo a entrar na pista, bateu durante sua tomada de tempo. Por causa do acidente, foi mostrada a bandeira amarela, que impediu a entrada de Briscoe. E deu a vaga a Thiago. Ao triunfo quase inesperado, Medeiros dedicou o resultado a todos da equipe, que se dedicaram 100% no objetivo de buscar a vaga no grid da prova mais tradicional do automobilismo mundial.