terça-feira, maio 23, 2006

Champ Car: Bourdais mantém hegemonia e vence etapa do México, em Monterrey

Sébastien Bourdais obteve neste domingo mais uma vitória na Champ Car, a antiga F-Mundial. O piloto francês, que torna a categoria cada vez mais monótona, chegou ao terceiro triunfo no ano e continua com 100% de aproveitamento. O piloto da Newman-Haas venceu em Monterrey, no Parque Fundidora, fazendo uso da estratégia nos pits: na última parada, deixou para que os rivais Justin Wilson e A. J. Allmendinger reabastecessem antes. Deu voltas rápidas e saiu dos pits na frente de ambos. O resultado do grid repetiu-se na prova: Wilson e Allmendinger, companheiros na RûSport, foram ao pódio.

A categoria tornou-se, digamos, rígida: uma série de punições foi aplicada aos que bloqueavam passagem dos rivais — ainda que estivessem brigando por posição —, uma delas a Bruno Junqueira, que, por conta disso, terminou em décimo. Cristiano da Matta chegou logo à frente, na nona posição. Apenas uma bandeira amarela rolou em toda a corrida no México: foi logo no começo, por causa do acidente com o francês Nelson Philippe.

Além da liderança tranquila de Bourdais no campeonato, pouco para se acrescentar em relação à Champ Car. Uma categoria que conta com carros antigos, motores ultrapassados, e poucos pilotos bem capacitados. Na verdade, trata-se de um campeonato que corre o seríssimo risco de estar tendo sua última temporada e que parece já conhecer seu campeão. A menos que algo aconteça com Bourdais e com o carro da Newmann-Haas.