domingo, abril 16, 2006

Coluna PIT STOP: Testes mostram força da Renault para Imola e boatos sobre Schumacher agitam F-1

Os testes coletivos das equipes da Fórmula 1, realizados na semana passada em Barcelona, na Espanha, apenas confirmaram aquilo que já era esperado: a Renault segue sendo o time a ser batido. Todas as evoluções, treinos e ajustes feitos durante a semana, visando o GP de San Marino, a quarta etapa do Mundial, a ser disputada no próximo domingo - e que marca o início da temporada européia da F-1 - parecem não ter tido resultado. Dos três dias que participou dos ensaios, o time francês liderou dois deles - ambos com o piloto de testes Heikki Kovalainen - e foi segundo em outro. No geral, a equipe esteve sempre entre os três mais rápidos da pista, fosse com Heikki, Alonso ou Fisichella.

Tal cenário só me faz crer que a etapa de Imola deverá ser um repeteco do que foi visto nas etapas de Bahrein, Malásia e Austrália, dominadas amplamente pelo time de Alonso e companhia. A grande disputa deverá ser mesmo entre os companheiro de equipe, mas ainda assim, acredito que Alonso deverá levar vantagem, ainda mais com a boa margem de vantagem que ostenta no campeonato (são 28 pontos para o espanhol e 14 para Fisico, o vice-líder). No discurso do "deixa disso", repudiando de todas formas a história do "já ganhou", o mesmo Alonso declarou durante a semana, que não espera facilidade para Imola. O campeão acredita numa luta aberta entre Renault, Ferrari, Honda, McLaren..... enfim! Se depender da previsão do espanhol ficaremos na mesma. Em suma, a Renault é a favorita para mais um triunfo e Alonso, obviamente, o grande piloto a ser derrotado.

Provavelmente mais interessante do que a corrida, será a seqüência dos rumores envolvendo o futuro de Michael Scumacher. Não me lembro de ter visto em uma só semana tantas reportagens, boatos e notícias plantadas na imprensa tratando sobre a permanência ou não do alemão na temporada 2007 da F-1. São tantas as possibilidades, que fica difícil até mesmo de explicar. Vou tentar resumir: um jornal tratou de dizer que o alemão teria assinado por mais dois anos com Ferrari, sendo que este poderia cumprir apenas um ano de compromisso. Da mesma forma, rumores surgiram colocando Schumacher ao lado de Kimi Raikkonen. Sim, isso mesmo. Raikkonen já teria assinado contrato há um ano com a Ferrari, dando as costas para a McLaren. Outro boato apontou o interesse de Flávio Briatore em contar com Schumacher na equipe Renault, fazendo uma dupla com o finlandês Kovalainen em 2007.

Para ser sincero, não costumo acreditar em tudo que leio. Na verdade, creio em apenas metade, quando não menos. De tudo isso a respeito de Schumacher, acredito apenas em um ponto: o alemão continuará na F-1. Além de amar o esporte que pratica, o heptacampeão sabe que é parte importante do espetáculo e certamente, ninguém, muito menos a categoria, gostaria de ver a sua maior estrela distante.