segunda-feira, julho 17, 2006

F-1: Schumacher, 88 vitórias, iguala número de conquistas do Brasil

A 88ª vitória da carreira de Michael Schumacher, ontem no GP da França, em Magny-Cours, tem um significado, no mínimo curioso para os brasileiros. Com o número — recorde absoluto na Fórmula 1 —, o heptacampeão iguala o número de todos os triunfos do Brasil na categoria. O dado realmente impressiona. Afinal de contas, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello precisariam somar todas as vezes em que cruzaram a linha de chegada na primeira posição para igualar a impressionante marca de Schummy. Em 241 corridas disputadas, o piloto da Ferrari tem 36,5% de aproveitamento, média superior a uma conquista para cada três provas disputadas.
Os brasileiros têm números mais modestos: as vitórias representam somente 15% dos 584 GPs em que pelo menos um representante do país esteve presente — cerca de dois triunfos a cada 13 provas. Quem mais contribuiu para a soma brasileira foi Senna, que ganhou 41 vezes; Piquet venceu 23 e Fittipaldi, 14. José Carlos Pace, o Moco, venceu uma vez, em Interlagos-75, e Rubens Barrichello, outras nove corridas. A conquista deste fim de semana, também foi a oitava de Michael no GP da França, outro recorde na categoria. Enquanto isso, o Brasil completou 32 provas sem vitória — pior jejum em seis anos, desde que a primeira conquista de Barrichello, em 2000, quebrou um hiato de 107 GPs, desde o último triunfo de Ayrton Senna, no GP da Austrália-93.

Os feitos de Schumacher ainda fizeram com que a Alemanha alcançasse a sua 100ª vitória na categoia, ficando atrás somente da Inglaterra, que totaliza 115 conquistas. A Grã-Bretanha (união de Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales), soma 189 triunfos.

2 Comments:

At 12:18 AM, Anonymous Anônimo said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

 
At 4:51 PM, Anonymous Anônimo said...

I find some information here.

 

Postar um comentário

<< Home