domingo, julho 16, 2006

F-1: Ferrari surpreende na "casa" da Renault e domina primeira fila para GP da França

De forma surpreendente, a Ferrari dominou neste sábado o treino classificatório para o GP da França, a 11ª etapa do Mundial de Fórmula 1, a ser disputada no circuito de Magny-Cours. A equipe italiana conquistou a pole position com o alemão Michael Schumacher e ainda terá Felipe Massa partindo na segunda posição, após ser apenas 0s017 mais lento do que heptacampeão. A Renault, que corre em casa, não teve o desempenho esperado. Líder do campeonato, o espanhol Fernando Alonso bem que tentou fazer algo, mas sai apenas na terceira colocação, enquanto Giancarlo Fisichella conquistou apenas o sétimo posto na sessão de classificação.

Entre os dois pilotos do time francês largarão Jarno Trulli, Ralf Schumacher – mostrando que a Toyota segue em ascensão no campeonato – e Kimi Raikkonen. Pedro de la Rosa, que substitui Juan Pablo Montoya na McLaren, parte em oitavo. Nico Rosberg e David Coulthard completaram a superpole, mas o alemão largará apenas em 19º, já que seu motor Cosworth teve de ser trocado por apresentar problemas de desgaste. As decepções do treino foram a rivais BMW Sauber e Honda, que não colocaram nenhum carro na parte final da classificação. A equipe alemã dominou todos os treinos livres na França e pintava com uma das postulantes à conquista da pole, no entanto, Nick Heidfeld sairá em 11º, seis posições à frente de Jacques Villeneuve.

A Honda teve um desempenho ainda pior, colocando Rubens Barrichello em 13º e Jenson Button apenas em 18º, sendo eliminado ainda na primeira sessão da classificação. Rubinho mal conseguiu explicar os problemas do carro. De forma sincera, afirmou que o "carro é assim mesmo", bem como o ritmo empreendido nos treinos. Para a corrida deste domingo, o brasileiro afirmou esperar, no máximo, por uma oitava posição. Para Button, a tarefa parece ser até mais difícil! O GP da França, em suas 70 voltas, tem largada prevista para às 9h da manhã deste domingo, com transmissão da TV Globo.