domingo, julho 02, 2006

F-1: Ferrari domina treino em Indianápolis, com Schumacher largando na pole e Massinha em 2º

O alemão Michael Schumacher teve motivos de sobra para comemorar a pole-position do GP dos Estados Unidos, conquistada neste sábado. Além de largar na frente pela 67ª vez na carreira e a quarta em Indianápolis, Felipe Massa, seu companheiro de Ferrari, completa a primeira fila. O espanhol Fernando Alonso, líder do campeonato, parte apenas em quinto. Ou seja, tudo o que parecia se desenhar apenas nos melhores sonhos de Michael acabou acontecendo neste sábado no autódromo norte-americano. Na verdade, o heptacampeão deu mostras desde os treinos livres de que seria o “homem a ser batido”. Na classificação, o piloto foi único a andar na casa de 1min10s, com mais de um segundo de vantagem para Giancarlo Fisichella, da rival Renault, que larga na terceira posição.

Ironicamente, assim como nos tempos de Ferrari, Rubens Barrichello tornou a ajudar Schumacher. Desta vez, indiretamente. Alonso estava com o quarto até o fim do treino, mas na última volta rápida, o piloto da Honda estabeleceu a quarta marca, roubando do atual campeão o lugar na segunda fila. Surpreendente, Jacques Villeneuve largará na sexta colocação, com Jenson Button e Ralf Schumacher partindo logo atrás. Em uma fase de poucos resultados, a McLaren voltou a desapontar. O finlandês Kimi Raikkonen figurou no “top 10” marcando apenas o nono tempo, enquanto o colombiano Juan Pablo Montoya sairá em 11°, sem ter se classificado para a Superpole.

A surpresa do treino foi o desempenho apresentado pela MidLand. O holandês Christijan Albers e o português Tiago Monteiro avançaram para segunda parte da qualificação, conquistando o 14° e 15° lugares, respectivamente. Dos pilotos acostumados com as últimas posições, o japonês Takuma Sato foi além do que se é esperado pela Super Aguri, marcando o 18° posto, ficando à frente de Nico Rosberg e Jarno Trulli. Rosberg, aliás, acabou sendo punido por ignorar o chamado dos comissários para a sala de pesagem durante o treino, e larga da última posição. O italiano Vitantonio Liuzzi também foi desclassificado devido à troca de seu motor Cosworth. A prova deste domingo tem largada prevista para às 14h, com transmissão ao vivo da TV Globo.