domingo, junho 18, 2006

24 Horas de Le Mans: Audi leva mais uma vitória

O trio formado por Franck Biela, Emanuelle Pirro e Marco Werner venceu a tradicional 24 Horas de Le Mans, realizada neste final de semana, no histórico autódromo francês. Esta é a primeira vitória de um protótipo movido a diesel em toda história da competição, além de ser a sexta conquista da montadora Audi nos últimos sete anos. A segunda colocação na prova iniciada no sábado e completada apenas neste domingo ficou com o trio composto pelos franceses Eric Helary, Franck Montagny e Sébastien Loeb, guiando um modelo Pescarolo Judd.

O time da lenda Henry Pescarolo (quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans) ficaram à frente do outro protótipo da Audi, conduzidos pelos pilotos Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish. Na categoria GT1, a vitória ficou com o Corvette guiado por Oliver Gavin, Olivier Beretta e Jan Magnussen. No geral, o trio completou prova na quarta colocação geral. O melhor brasileiro da prova foi Thomas Erdos, que ao lado dos ingleses Mike Newton e Andy Wallace, terminou a disputa na oitava colocação. No entanto, os pilotos conquistaram o primeiro lugar na categoria P2.

Nelsinho Piquet, que revezou o comando do Aston Martin com o inglês David Brabham e do espanhol Antonio Garcia, completou na nona colocação, enquanto Christian Fittipaldi, companheiro de Terry Borcheller e Johnny Mowlem a bordo de um Saleen, foi o 11º. Diante da disputa da 74ª edição das 24 Horas de Le Mans - uma das provas mais tradicionais do automobilismo, ao lado das 500 milhas de Indianápolis e do GP de Mônaco de F-1 - um aspecto negativo deve ser salientado: não houve um comentário sequer sobre a corrida de longa duração em jornais, TV's ou rádios do Brasil. Com exceção dos sites especializados, a prova que reuniu muitos pilotos de renome na França passou totalmente desapercebida aos fãs.