segunda-feira, junho 26, 2006

Champ Car: Allmendinger vence tumultuada prova em Cleveland e dá mais graça ao campeonato

Num campeonato que caminhava para o total marasmo, eis que um piloto parece ter surgido para dar um pouco de "graça" à disputa. A.J. Allmendinger venceu neste domingo sua segunda prova consecutiva na temporada 2006 da Champ Car (a antiga F-Mundial). O piloto da Forsythe faturou o tumultuado GP de Cleveland, que teve 35 das 95 voltas sendo realizadas sob bandeira amarela. O norte-americano, terceiro colocado na tabela, é o único que venceu além do líder do campeonato, Sébastien Bourdais. O francês tem quatro vitórias no ano, contra duas do novo contratado de Gerald Forsythe. O bicampeão da categoria foi protagonista do acidente mais grave da corrida.

Logo na primeira volta, o piloto tentou fechar a porta de Paul Tracy, mas não reparou que Justin Wilson vinha disputando a posição com o canadense. Com isso, o carro de Tracy acabou parando por cima do monoposto do francês. Durante um minuto, a Newman-Haas tentou entrar em contato com Bourdais por rádio, mas o piloto não respondeu. Foi constatado que o francês estava desacordado. O líder do campeonato foi levado para o hospital e passa bem.

A segunda colocação da prova ficou com Bruno Junqueira, companheiro de Bourdais na Newman-Haas. O espanhol Oriol Serviá, da equipe PKV, completou o pódio, na terceira posição. Alex Tagliani, Jan Haylen e Mario Domínguez completaram os seis primeiros da sexta etapa do certame. O também brasileiro Cristiano da Matta não completou a prova. O ex-piloto da Toyota na Fórmula 1 abandonou a disputa à 20 voltas do fim. A Champ Car volta no dia 9 de julho, com a etapa de Toronto, no Canadá.