quinta-feira, maio 04, 2006

F-1: FIA aconselha e Super Aguri troca Ide por Montagny já no GP da Europa

Foi preciso a intervenção da FIA para que Yuji Ide não seguisse como titular na F-1. Em comunicado enviado à imprensa, na manhã desta quinta-feira, em Nürburgring, a Super Aguri informou que vai relegar o japonês apenas aos testes, até que pegue a mão do carro e da categoria, depois de "conselho" da entidade. Era muito difícil acreditar que Ide continuaria na F-1 após as dificuldades que vem tendo para guiar o SA05. Yuji não é só mais lento que o resto do grid, mas também em comparação ao companheiro Takuma Sato. A gota d'água foi o acidente na primeira volta do GP de San Marino, quando acertou Christijan Albers.

O holandês girou três vezes no ar até cair de ponta-cabeça na segunda perna da curva Villeneuve. Saiu do carro irritado e pediu mais calma — a Ide. Na última segunda-feira, a Super Aguri havia mandado o "press release" confirmando a participação de Ide na etapa deste fim de semana em Nürburgring, que mais uma vez desculpava-se pela batida no colega da MF1. No entanto, em nota, veio a sentença. O chefe do time, o ex-piloto Aguri Suzuki afirmou que aceitou o conselho da FIA em permitir que Yuji acumule a quilometragem de que precisa para melhorar na F-1 só durante os dias de testes. Segundo Aguri, o time fez todos os esforços para garantir que Yuji entrasse no ambiente da categoria, e considera que o japonês lidou muito bem sob todas as circunstâncias.

Como resultado para a ação tomada pela equipe, Franck Montagny ganhou a oportunidade de guiar para o time já a partir do GP da Europa. Ex-piloto de testes da Renault, Montagny enfim ganha sua primeira oportunidade de estrear na categoria, já que nunca foi posto para correr por Flavio Briatore. Sua carreira na F-1 parecia terminada quando a equipe o dispensou para ficar com Heikki Kovalainen. Chegou a testar na F-Mundial e até esperava fazer aquele campeonato, até ser chamado pela Aguri para ocupar a vaga de "test-driver". Francês de 28 anos, Montagny começou a carreira em monopostos em 1994. Dois anos mais tarde, quase pensou em parar após um grave acidente que levou à fratura dos dois tornozelos. Ainda voltaria às pistas no fim de 1996. Também correu na F-3000 e na F-Nissan. De uma coisa é certa: Montagny fará menos lambanças do que o atrapalhado Ide, que apesar de esforçado, nunca demonstrou levar jeito para a F-1.

1 Comments:

At 6:36 PM, Anonymous Anônimo said...

Já era hora. Esse Yuji Ide é horrível

 

Postar um comentário

<< Home