terça-feira, outubro 23, 2007

Notas para os pilotos GP Brasil de F-1

1 – Kimi Raikkonen – 10,0 = uma prova de cabeça, sem afobações, como foi no campeonato todo. Guiou da forma como gosta e quando foi exigido, tirou da cartola segundos preciosos. Garantiu de forma merecida seu primeiro título mundial.

2 – Felipe Massa – 9,0 = fez uma pole position estupenda e esteve com a mão na vitória. No entanto, teve de ajudar Raikkonen a conquistar o título. Não gostou de abdicar da vitória, mas não tem do que reclamar. Começa o próximo ano fortalecido por um contrato que lhe garante até o fim de 2010.

3 – Fernando Alonso – 8,0 = Teve a chance de conquistar o tricampeonato, mas não se mostrou abalado com a derrota. Numa temporada tão atribulada, ainda conquistou um terceiro lugar na prova final e garantiu a mesma posição no campeonato, a um ponto do campeão.

4 – Nico Rosberg – 9,0 = fantástico, teve uma atuação de gala, na sua melhor corrida na Fórmula 1. É seguramente um dos melhores da nova geração. Largou em décimo, chegou em quarto, empurrando Kubica, Heidfeld entre outros. Merece um carro melhor em 2008.

5 – Robert Kubica – 8,0 = rápido como sempre, ousou na estratégia e até chegou a ameaçar a posição de Alonso. Depois, lutou com Rosberg e perdeu a batalha. Ótima temporada e a confirmação de seu talento.

6 – Nick Heidfeld – 6,0 = não tão bem como no início do ano, Heidfeld fechou o ano sendo superado pelo companheiro de equipe. Mesmo assim, o alemão não tem do que reclamar. Somou 61 pontos e fez uma temporada exemplar ao lado da BMW Sauber.

7 – Lewis Hamilton – 1,0 = o fenômeno da temporada se perdeu na última prova. Foi uma sucessão tão incrível de erros que foi difícil de acreditar. A verdade é que Lewis parece ter sentido a pressão e deixou o título escapar. Ainda assim, ficou com o vice.

8 – Jarno Trulli – 6,0 = Após uma temporada um tanto apagada, somou pontos com a Toyota após nove etapas distante das primeiras posições. Como de costume, superou o companheiro de equipe, Ralf Schumacher, que pode ter se despedido da F-1 na prova de Interlagos.