sábado, julho 08, 2006

F-1: Revista alemã afirma que Michelin evitou novo "desastre" em Indianápolis

A revista alemã "Auto Moto und Sport", uma das mais respeitadas publicações da Europa, revelou na publicação que foi às bancas nesta quinta-feira que a Michelin conseguiu evitar um novo fiasco no GP dos EUA deste ano, porque seus pneus apresentaram novamente problemas durante os treinos e a classificação. A fabricante francesa levou para Indianápolis dois tipos de compostos, que deveriam ser avaliados por suas seis parceiras após os dois treinos livres da sexta. Aparentemente, nenhum problema. Mas na verdade, havia sim. A fabricante verificou que seus pneus mais "ousados" mostraram sinais de danos que poderiam levar ao mesmo problema de 2005. O grupo de "Bibendum" (nome de seu mascote) reuniu cinco equipes e pediu a elas que escolhessem os pneus mais "conservadores". A McLaren ficou de fora pelas características de seu carro, que não forçam tanto os calçados.

O uso obrigatório dos compostos mais macios explicaria a performance abaixo do esperado da Renault, apenas terceira colocada com o italiano Giancarlo Fisichella e somente quinta com o espanhol Fernando Alonso. A concorrente Bridgestone também temeu um problema com o asfalto da parte do oval de Indianápolis e, em medida preventiva, levou a especificação com que disputou a prova do ano passado. A FIA também estaria preparada para o caso de um novo problema nos EUA. Caso a Michelin tivesse a mesma dor de cabeça de 2005, a entidade pediria a Tony George, dono do autódromo, que pintasse uma linha no meio do curvão. Acima dela, os carros passariam no máximo a 250 km/h; abaixo, na linha de tangência, acelerariam normalmente.

Diante do exposto, a questão é analisar que, se alguém já vislumbrava por uma reação dos compostos japoneses da Bridgestone, diante da vitória incontestável de Michael Schumacher, a etapa norte-americana pode ser considerada apenas como um caso totalmente à parte no contexto do campeonato. Diante disso, resta aguardar pela etapa da França, no próximo fim de semana, em Magny-Cours, para traçarmos a real situação do Mundial, que antes dessa etapa, assistia a um total domínio do conjunto Renault-Michelin.