quarta-feira, julho 19, 2006

F-1: Renault considera Raikkonen "prioridade" para a temporada 2007

O piloto Kimi Raikkonen é o principal alvo da Renault para a próxima temporada da Fórmula 1. Quem garante, é ninguém menos que Alain Dassas, presidente do projeto da montadora francesa na categoria. Reforçando os referentes à transferência do escandinavo para a equipe atual campeã de Pilotos e Construtores, Dassas confirmou ao jornal “La Gazzetta dello Sport”, que o time negocia com o finlandês e que a assinatura de um contrato é uma questão de prioridade visando a temporada de 2007. Dassas, que busca desesperadamente um substituto à altura do espanhol Fernando Alonso, ressaltou que caso consiga chegar a um acordo com Raikkonen, a equipe certamente ficará bastante satisfeita, uma vez que Kimi é um dos melhores pilotos da atualidade.

As afirmações do dirigente também deixam subentendida a intenção da Renault, de fazer de Giancarlo Fisichella —de contrato renovado para 2007 — uma espécie de escudeiro para Raikkonen, da mesma forma que o italiano age atualmente com Alonso. Sobre o finlandês Heikki Kovalainen, Alain salientou que são remotas as chances do jovem piloto de testes ser promovido ao posto de titular, devido a sua falta de experiência em corridas. Segundo informações do jornal alemão “Bild”, Raikkonen teria um pré-contrato com a Ferrari — supostos US$ 4,4 milhões — válido até o fim deste mês. Caso opte por não guiar os carros de Maranello, teria apenas de devolver o dinheiro aos cofres italianos.

Durante o fim de semana, em Magny-Cours, o empresário do piloto da McLaren reuniu-se com Flavio Briatore, diretor da Renault, pela segunda vez em um fim de semana de GP — a primeira fora em Nürburgring, no mês de maio.Especula-se que o representante do piloto procurou o dirigente para ratificar um acordo. O motivo teria sido o fato de Michael Schumacher ter demonstrado a intenção de permanecer por pelo menos mais uma temporada na Ferrari, com regalias de primeiro piloto, deixando assim o finlandês na condição de escudeiro. Raikkonen não teria aceitado tal situação e teria fechado com a Renault, onde sabe que teria todas as atenções possíveis e imagináveis.