sábado, julho 08, 2006

F-1: FIA ordena mudança da asa traseira da BMW

A Federação Internacional de Automobilismo sucumbiu à pressão da Honda e aliadas e requereu que a BMW fizesse modificações em sua asa traseira, segundo informou nesta semana o site da revista "Autosport". O time japonês, no fim de semana do GP do Canadá, recebeu imagens que evidenciavam a flexão dos elementos, ajudando no ganho de velocidade, algo que as regras proíbem. A Honda ameaçou protestar caso os F1.06 (modelos da BMW-Sauber) chegassem à frente de seus RA106 em Montreal. E foi justamente isso que aconteceu na pista. Mas não houve a queixa: delegado da FIA, Charlie Whiting - a pedido da própria BMW - vistoriou a asa traseira e declarou que todas as peças estavam legais. O time alemão, com Nick Heidfeld, conquistou dois pontos naquele fim de semana.

Dias atrás em Indianápolis, a FIA decidiu fazer uma nova inspeção, mais rebuscada e detalhada. Um selo da entidade foi posto entre o elemento principal e o superior da asa para verificar se apresentava movimentação ou não. Aí, a BMW foi finalmente pega e desmascarada, uma vez que tal lacre apareceu solto. As alterações terão de ser feitas até o fim de semana do GP da França, a próxima etapa do Mundial. E aí se explica o porquê de a BMW ter buscado uma "compensação" nos testes desta quinta-feira, em Jerez de la Frontera. O piloto Robert Kubica testou espécie de "chifres", colocados verticalmente na altura da suspensão da asa dianteira. O polonês só deu uma volta com os apêndices e não soube dizer a utilidade de tais componentes.