sábado, maio 27, 2006

F-1: Após "erro intencional", Schumacher é punido e Alonso larga na pole em Mônaco

O treino classificatório da F-1 visando o GP de Mônaco terminou às 15h locais (10h deste sábado, no horário de Brasília), mas o resultado oficial só foi sair muito depois disso. Por volta das 23h no Principado de Monte Carlo, a FIA anunciou a decisão de excluir todos os tempos registrados nos ensaios pelo alemão Michael Schumacher, e desta forma, faz com que o heptacampeão largue apenas na 22ª e última posição. Após analisar a telemetria do carro de Schumacher — e foi uma análise longa, que durou mais de sete horas —, os comissários concluíram que o piloto freou forte na última curva sem nenhuma razão aparente.

Tal "força desproporcional" levou a entidade a aplicar o artigo 116, item "b". Pela demora, esperava-se que houvesse uma punição mais rigorosa a Michael. Não como a cassação da superlicença, como chegou a se cogitar no paddock monegasco, mas que seria viável até uma suspensão da corrida deste domingo. Diante da punição imposta a Schumacher, Fernando Alonso fica com a pole-position em Monte Carlo, a terceira consecutiva no Mundial 2006. O australiano Mark Webber, da surpreendente Williams, larga a seu lado, na segunda posição.

A segunda fila terá as McLaren de Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya, que largam respectivamente na terceira e quarta posições, beneficiados também pela punição imposta ao italiano Giancarlo Fisichella, que após ser acusado pela Red Bull de bloquear o escocês David Coulthard na "superpole", teve excluída suas duas melhores do treino e caiu de quinto para nono no grid. Os brasileiros: Rubens Barrichello parte em quinto com a Honda, após enfrentar sérios problemas com o sistema de controle de tração de seu carro. Já Felipe Massa - que bateu nos treinos e não obteve tempo - sai apenas em 21º, tendo ao seu lado a companhia de Michael Schumacher. O GP de Mônaco de F-1, a 7ª etapa do Mundial, tem largada prevista para às 9h da manhã deste domingo, no horário de Brasília e com transmissão ao vivo da Rede Globo.