domingo, março 19, 2006

Fisichella vence e Renault mostra que é a equipe a ser batida

Após exatas 19 provas, eis que a sorte voltou a sorrir para o italiano Giancarlo Fisichella. Vencedor da primeira etapa do Mundial de 2005, o GP da Austrália, Fisico amargou mais de um ano de jejum de vitórias até voltar a vencer neste domingo. A corrida na Malásia não teve grandes surpresas. Na verdade, foi até monótona diante do domínio soberano da Renault. Liderando tranquilo com Fisichella e ousando na estretágia com Alonso, o time comandado por Flávio Briatore não foi ameaçado em nenhum momento pelos adversários, e no final, nada mais justo do que a conquista da primeira dobradinha da equipe desde a sua volta à F-1, em 2002. Como dado histórico, vale ressaltar que esta foi apenas a segunda vez que o time conquistou 1-2 posições numa prova. Antes, apenas René Arnoux e Alain Prost, em 1982, haviam conseguido tal feito.
Mostrando a sua superioridade, a Renault já lidera o Mundial de Pilotos (Alonso tem 18 pontos ante 11 de Button e de Schumacher) e também, o campeonato de Construtores (28 pontos diante de 15 de McLaren e Ferrari), algo que não representa surpresa alguma aos críticos e pessoas envolvidas com a F-1. Afinal de contas, todos sabiam desde os testes de pré-temporada, que os franceses seriam a equipe a ser batida. A única questão, no que diz respeito à competitividade, se refere às equipes que poderão ameaçar este reinado dos ‘‘Galos’’, como os franceses são conhecidos. Pelo o que se viu nas duas provas (Bahrein e Malásia), pode-se entender que não existe, ao menos por enquanto, uma grande equipe, forte o suficiente, que tenha condições de derrotar Alonso e Fisico. A Honda, com Button, conquistou um pódio significativo, mas não tem toda a velocidade vista nos testes de inverno. A McLaren tem sido regular com Montoya e Raikkonen, mas até agora, parece não ter ‘‘embalado’’. Kimi falha por dificilmente contar com a sorte e Juan Pablo parece ter adotado um estilo mais burocrático neste início de ano, o que aliado à estratégias ineficientes, dificultam a luta por vitórias.
Após o grande desempenho em Sakhir, a Ferrari não apareceu bem em Sepang. Massa e Schumacher fecharam em quinto e sexto, respectivamente, mas chegaram quase 50s atrás das Renaults, prejudicados bem verdade, pela troca de motores. Por fim, a Williams, que mal se colocou como uma possível força do Mundial, acabou não tendo sorte em Kuala Lumpur, sendo forçada a abandonar logo no começo com Nico e Webber, vítimas da quebra do motor Cosworth e de problemas hidráulicos.

1 Comments:

At 7:10 PM, Anonymous Anônimo said...

A Renaut foi muito bem hoje na Malásia. Final de semana perfeito pra Fisichella, resta saber se a sorte virou mesmo pro italiano e ele vai poder brigar pelo campeonato. E acredito que a equipe fará de tudo pro italiano vencer esse ano, já que o Alonso vai embora pra McLaren ano que vem.
Bom desempenho de Button, que pra mim será o 1ºpiloto da Honda, lamentável Rubinho, lamentável...
Quero ver o Massa brigando lá na frente, mostrou que tem pulso firme pra não ficar só atrás do alemão e se der brecha pega podium fácil.
Não acreditava na Willians, ainda acho o motor cosworth inseguro, apesar de forte, mas penso eu pode vencer provas esse ano.

 

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