domingo, junho 04, 2006

Moto GP: Rossi vence em Mugello e mostra quem ainda é o número 1 das motos

O ditado popular já dizia que, um grande piloto pode ser considerado diferenciado quando consegue bons resultados com um equipamento de certa forma, limitado. No entanto, quando um competidor dá um verdadeiro show de pilotagem, levando "nas costas" sua moto, daí o talento nato - muito acima da média - se torna evidente. Foi desta forma e superando os adversários de maneira irreparável, que Valentino Rossi calou seus críticos - que o colocavam fora da luta pelo título - e confirmou neste domingo que é o grande fenômeno das motos.

Ao vencer a etapa de Mugello da MotoGP, a 6ª etapa do Mundial, Rossi chegou a sua segunda vitória no ano. No entanto, a corrida não foi um passeio para o piloto da Yamaha. Desde a largada, a liderança da corrida se alternou entre Sete Gibernau (pole da prova), Loris Capirossi, Nicky Hayden, Marco Melandri e Valentino. Quando restavam seis voltas para o fim, o espanhol da Ducati foi ultrapassado por Loris, seu companheiro de equipe. A cada volta, Rossi ganhava mais posições e diminuía a diferença para o líder. Capirossi, que não fez uma boa largada e chegou a ocupar a oitava posição, foi ultrapassado pelo “Doutor” na penúltima volta e não conseguiu mais recuperar a dianteira. Para Rossi, que era acompanhado dos boxes pelos olhares atentos do homem forte da Yamaha, o japonês Toru Hasegawa, nada melhor do que uma vitória incontestável para reafirmar o amor e desejo do piloto de se manter na Moto GP até o fim de 2007.

Para melhorar, a dobradinha italiana fez os 90 mil torcedores presentes ao autódromo toscano delirarem. Na cola dos italianos, Nicky Hayden terminou em terceiro, seguido por Dani Pedrosa e Gibernau, que terminaram na quarta e quinta posições, respectivamente. Na classificação geral, Hayden divide a liderança da competição com Capirossi, ambos somando 99 pontos. Melandri é o terceiro com 89, sendo diretamente seguido por Pedrosa, com 86 pontos. Rossi, que antes era apenas o oitavo na tabela, após o triunfo deste domingo, subiu para a quinta colocação no certame, somando 65 pontos.